O Cruzeiro seguiu a preparação para enfrentar o Internacional, no domingo, em Porto Alegre. Ainda sem o atacante Gabigol, que continua no Rio de Janeiro seguindo o julgamento do recurso, que terminará nesta sexta-feira. Até este momento, não há o resultado da sessão no CAS (Tribunal Arbitral do Esporte).
Gabigol continua no Rio de Janeiro, mas poderá participar até da atividade deste sábado, marcada para o período da tarde, na Toca da Raposa, antes da viagem para Porto Alegre. A expectativa é que haja uma resposta sobre o recurso nesta sexta, no último dia previsto para o julgamento. O Cruzeiro ainda não vai comentar sobre os detalhes da audiência, mas acompanha a situação de perto.
O atacante vem atuando com base em um efeito suspensivo alcançado no CAS, um mês após a primeira decisão. No Cruzeiro, ele tem nove jogos e seis gols marcados. Gabigol ajuizou recurso contra a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e a União Federal, após ser suspenso por dois anos, a partir de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no CT do Flamengo e que deu toda origem ao julgamento (relembre o caso no fim da matéria). A decisão de punição saiu em março de 2024, e a punição iniciou em 08 de abril de 2023, retroativamente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/T/7/kyTwOsQcSIBeekpH367A/54262950825-e4de68345f-k.jpg)
Com efeito suspensivo, Gabriel Barbosa foi liberado para treinar e atuar pelo Flamengo na reta final de contrato. As partes acabaram não chegando a um acordo para renovação, e o jogador anunciou que deixaria o clube ao fim do contrato, acertando com o Cruzeiro.
O meia Matheus Pereira continua treinando normalmente no Cruzeiro. Mas ainda há dúvida sobre a escalação do jogador e viagem para a partida contra o Internacional, visto que o atleta tem sido liberado das últimas viagens para acompanhar a esposa, que está prestes a ter o primeiro filho do casal. Ele ficou fora dos jogos-treino com Botafogo e Bragantino. Contra o Unión, não viajaria por estar cumprindo suspensão. A tendência é que o meia fique fora desta partida.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/X/3/dhGvL9SWWjIZsAzzKtkA/dur0245.jpeg)
O atacante Dinenno segue fazendo trabalhos parciais com o grupo, evoluindo na recuperação da grave lesão, sofrida no ano passado.
Entenda o caso de Gabigol: Gabigol foi acusado de dificultar a realização do antidoping no CT do Flamengo, em uma abordagem surpresa. Mesmo que tenha feito o exame e testado negativo, segundo o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle" e, por isso, o atacante respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.