O técnico Leonardo Jardim comandou nesta quinta-feira (3) o antepenúltimo treino do Cruzeiro antes da segunda partida do clube no Campeonato Brasileiro 2025, contra o Internacional, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Na atividade, na Toca da Raposa II, o treinador português não contou com a participação do atacante Gabigol. O camisa 9 viajou ao Rio de Janeiro para acompanhar o julgamento do recurso contra a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e a União Federal por causa de um caso de doping. O clube aguarda o desfecho da situação, que corre na Justiça desde abril de 2023. Em 19 de março de 2025, o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) marcou para esta quinta-feira (3) e para esta sexta-feira (4) o julgamento do recurso de Gabigol. O jogador tenta reverter uma punição em primeira instância que o impediu de entrar em campo no Flamengo, ainda em 2023. Caso a decisão seja mantida, ele cumprirá o restante da pena, que vai até o fim de abril de 2025.
Apesar da ausência de Gabigol, Jardim contou com o zagueiro Jonathan Jesus na atividade desta quinta. Assim como aconteceu nessa quarta, o defensor trabalhou normalmente no centro de treinamento celeste. Jonathan Jesus ficou fora do duelo com o Unión de Santa Fe, na Argentina, no jogo de estreia do Cruzeiro na Copa Sul-Americana 2025. Segundo a assessoria de imprensa celeste, Jonathan Jesus apresentou um “quadro viral”. Por esse motivo, o jogador ficou fora da partida de abertura do Grupo E da competição continental.
Outro jogador que ficou fora da estreia do Cruzeiro na Copa Sul-Americana, o meia-atacante Matheus Pereira trabalhou normalmente na Toca II nesta quinta-feira. Pereira também trabalhou no CT cruzeirense nessa quarta. O camisa 10 está sendo poupado de partidas fora de Belo Horizonte há alguns dias por causa da gravidez da esposa. O filho do casal, Théo, pode nascer a qualquer momento. Devido a isso, a diretoria autorizou o atleta a ficar na capital mineira enquanto não acontecer o parto da criança.
O meia Japa e o atacante Juan Dinenno seguem com os protocolos de trabalho junto ao departamento de saúde e performance do Cruzeiro. A dupla, em processo de recuperação de lesão, segue com as atividade de transição do departamento físico para o campo.
O argentino Juan Dinenno não entra em campo desde agosto de 2024, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, contra o Internacional, no Mineirão, em jogo do Campeonato Brasileiro da Série A. De lá para cá, segue protocolos médicos de recuperação. Inclusive, o atacante abriu mão de parte das férias para tratar o problema, na Toca II. Dinenno soma sete meses de tratamento após a lesão. Ele foi contratado no começo de 2024. O jogador tem oito gols em 22 jogos pelo clube. Japa se lesionou no dia 30 de janeiro deste ano, durante treino na Toca II. O meio-campista sofreu lesão no tendão da coxa esquerda. O atleta até correu o risco de passar por cirurgia, mas o diagnóstico dos médicos atenuaram o nível do problema, que mereceu atenção, mas não demandou necessidade de procedimento cirúrgico. O Cruzeiro não deu detalhes da lesão. Mas, de acordo com apuração da Itatiaia , Japa sofreu uma lesão grau 4 no tendão da coxa esquerda. No geral, Japa fez 22 jogos com a camisa do Cruzeiro. Na temporada 2025, o jogador ainda não entrou em campo.