Principal surpresa de Leonardo Jardim entre os titulares no início de trabalho do Cruzeiro, Lucas Villalba teve que percorrer um caminho importante para conquistar essa vaga. Isso porque surpreendeu negativamente quando o treinador chegou, no início de fevereiro.
Em entrevista à TV Cruzeiro, o técnico disse que se sentiu mal pelo nível de atuação de Villalba diante do Democrata GV, citando falta de ritmo de jogo. Na ocasião, a equipe foi formada praticamente toda por atletas até então considerados reservas. "Eu fiquei tão mal com a qualidade que apresentou. Falei: 'Como o cara joga no Cruzeiro?' Busquei informação, ele tinha jogado cinco minutos em dois meses. Estava completamente fora de forma. Como poderia competir?" O Cruzeiro perdeu o jogo citado por 2 a 1, e Lucas Villalba jogou como zagueiro pela esquerda, ao lado de Jonathan Jesus.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/1/0/4a3bsBQKSXQ0OIgXaeTQ/54291960824-bd105b9460-k.jpg)
Após a eliminação na semifinal do Mineiro, e com longo período para treinamentos, Leonardo Jardim passou a utilizar o argentino como lateral-esquerdo. Naquela posição, ele foi titular nos testes contra Botafogo e Bragantino, situação que deve ser mantida contra o Mirassol, na estreia do Mineiro. Leonardo Jardim elogia o que tem sido mostrado por Villalba, que deixou Kaiki e Marlon para trás na disputa pela titularidade. "Hoje estão vendo um Villalba diferente, jogador competitivo, um jogador. Meu objetivo é preparar todos para darem resposta. Não quero jogadores destreinados ou fora de forma. Isso não vai ajudar." - Meu objetivo foi igualar as forças, para que exista competição. Competição, na minha vida, é um fator de sucesso. Só assim vamos evoluir. O mundo é assim, e o futebol não foge à regra.
Villalba chegou ao Cruzeiro no início do ano passado, ainda na gestão de Ronaldo, emprestado pelo Argentinos Juniors. No fim da temporada, já com Pedro Lourenço no comando da SAF, o defensor foi comprado por cerca de R$ 5 milhões, assinando vínculo até o fim de 2026. Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv