O técnico Leonardo Jardim revelou detalhes do seu planejamento de trabalho para as próximas semanas no Cruzeiro. A seis dias da estreia no Campeonato Brasileiro, no próximo sábado (29), contra o Mirassol, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, o treinador ainda irá coordenar atividades de carga com os atletas na Toca II. “Esta é a última semana antes de começarmos (a sequência intensa de jogos). Em termos de carga, é, com certeza, a semana que ainda podemos trabalhar. Depois, vamos jogar de três em três dias, de quatro em quatro dias”, explicou. Depois da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá uma intensa sequência de jogos, contando partidas da Copa Sul-Americana e do próprio Brasileirão. Serão 17 jogos entre o fim de março e o mês de maio, antes da parada para o Super Mundial da Fifa, que começa em junho. Isso, sem contar a partida da terceira fase da Copa do Brasil, ainda a ser definida em sorteio. “Não vamos deixar de trabalhar (por causa da sequência de jogos). Vamos trabalhar aspectos mais direcionados à estratégia, correção de erros, bolas paradas, todo esse trabalho”, disse Leonardo Jardim.
Após enfrentar o Mirassol na primeira rodada do Brasileirão, o Cruzeiro viaja à Argentina para a estreia na Copa Sul-Americana 2025, contra o Unión de Santa Fe, no estádio 15 de Abril, em Santa Fe, em partida do Grupo E da competição continental. Sequência intensa de jogos Na sequência, o time celeste retorna ao Brasil para enfrentar o Internacional, na semana do dia 6 de março (domingo), no Beira-Rio, na segunda rodada do Brasileirão, em horário ainda a definir. Três dias depois, enfrenta o Mushuc Runa, do Equador, no dia 9 de março, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, na segunda rodada da competição continental. Daí em diante, terá pela frente o São Paulo fora de casa (semana de 12/4), o Bahia em casa (semana de 16/04), o Bragantino fora de casa (semana de 19/04), o Palestino, no Chile (semana de 24/04), o Vasco da Gama em casa (semana de 26/04), Flamengo no Rio de Janeiro (semana de 3/05). Depois, segue contra o Mushuc Runa-EQU, no Equador (semana de 7/05), Sport-PE (semana de 10/05), Palestino-CHI, em Belo Horizonte (semana de 14/05), Atlético, em Belo Horizonte (semana de 17/05), Fortaleza, fora de BH (semana de 24/5), Unión de Santa Fe, no Mineirão (semana de 28/5) e Palmeiras (semana de 30/05), em casa.
Por conta dessa sequência pesada, Leonardo Jardim vai dosar o trabalho e girar todo o seu elenco nas partidas nesse intervalo de tempo. Com isso, o treinador terá que fazer algo que ainda não tinha iniciado com ênfase. “Visualização dos adversários, ainda não trabalhamos isso, que ainda não trabalhamos isso. Não me interessava visualizar o que o Botafogo fazia, o Red Bull (Bragantino), porque não são nossos oponentes nessa fase. O mais importante era criar o nosso DNA, nossa estratégia coletiva”, ressaltou. O primeiro trabalho de observação mais firme será com o Mirassol. “Contra o Mirassol, vamos abordar o comportamento do adversário. Para cada jogo oficial vamos abordar essa situação. Como eu disse, o trabalho é contínuo, o crescimento, eu acredito, em toda equipe que eu trabalhei, era contínuo”, falou. “Vamos já trabalhar de uma forma diferente. Se você me disse, vamos trabalhar os jogadores fisicamente, aqueles que jogam mais, não. Os outros têm que ter uma condição física forte, porque às vezes não jogam dois jogos, mas jogam outra série. Tem que estar preparados”, concluiu.