De olho em uma vaga na Copa Libertadores de 2025, o Cruzeiro visitará o Red Bull Bragantino no domingo (1º), às 18h30 (de Brasília), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com os times de Fernando Seabra e Fernando Diniz pressionados, o duelo será no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Após a perda do título da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro quer dar uma “resposta” ao torcedor no interior de São Paulo.
Do ponto de vista histórico, um detalhe que chama a atenção é que, apesar de o Red Bull Bragantino ter ligeira superioridade no estádio, os mineiros venceram os três últimos jogos no Nabi Abi Chedid. Ao todo, em oito confrontos, os donos da casa levaram a melhor em quatro oportunidades e houve, ainda, um empate.
O primeiro triunfo cruzeirense em Bragança Paulista aconteceu em 1998, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o Cruzeiro goleou o rival por 4 a 0, com gols de Marcelo Djian, Fábio Júnior (2) e Ronaldo Alfredo (contra). Já na última temporada, em um exato período de um mês, o Cruzeiro venceu o adversário duas vezes fora de casa. Em 29 de março de 2023, em um amistoso, o técnico Pepa esteve à beira do gramado pela primeira vez e comandou o Cruzeiro na vitória por 3 a 2. Na ocasião, Machado (2) e Mateus Vital marcaram os gols dos visitantes, enquanto Bruninho e Thiago Borbas balançaram as redes para o Red Bull Bragantino.
No dia 29 de abril do ano passado, pela 3ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro goleou o Red Bull Bragantino por 3 a 0. Com gols de Ramiro, Bruno Rodrigues e Gilberto, a equipe celeste sacramentou a terceira vitória seguida do clube no Nabi Abi Chedid.
No retrospecto geral do confronto, o Cruzeiro tem uma ligeira vantagem diante do Red Bull Bragantino. Em 17 partidas, foram oito vitórias dos mineiros, seis dos paulistas e três empates.