Com o experiente Fernando como alvo para o meio-campo, o Cruzeiro mapeia opções para montar o elenco de 2024. A posição de volante é uma entre as consideradas mais escassas no elenco, mas, ainda assim, dois jogadores - mesmo com contrato - não têm permanência 100% garantida: Fernando Henrique e Filipe Machado.
Novo técnico do Cruzeiro já teve treta com Pezzolano e camisa rasgada em jogo
+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Os dois jogadores, no entanto, têm situações distintas. Tanto no que diz respeito à função no elenco, quanto sobre questões contratuais. Por isso, também, eventuais saídas passarão por negociações diferentes.
Filipe Machado tem sondagens de mercado para defender outros clubes da Série A, no momento. O jogador tem contrato até o fim de 2024, cláusula de ampliação de vínculo por mais um ano e multa contratual para uma eventual rescisão. Entretanto, nada impede que o Cruzeiro e o interessado possam realizar uma composição em eventual negócio.
O Cruzeiro conta com o jogador e já indicou que somente aceitaria eventual liberação mediante alguma forma de compensação. Apesar de ter alternado a titularidade com a reserva em 2023, o volante terminou o ano com 43 partidas, um gol e três assistências. Antes do jogo contra o Palmeiras, o último da temporada, não cravou permanência na Toca da Raposa.
Fernando Machado durante treinamento no Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O jogador está no Cruzeiro desde o início de 2022 e foi peça importante na conquista da Série B, tornando-se titular no segundo turno com Paulo Pezzolano. Até por isso, terminou aquela temporada com uma renovação de contrato até o final de 2024. Neste momento, o volante tem apenas mais um ano de contrato e, a partir de julho, poderá assinar um pré-contrato e deixar a Toca da Raposa, em janeiro de 2025, sem que o Cruzeiro receba compensação. Justamente por isso, não está descartada uma negociação na atual janela.
Outro momento
A situação de Fernando Henrique é diferente, por conta do contrato mais longo. Vinculado ao Cruzeiro até o final de 2025, ele tem uma possibilidade de ser emprestado para ganhar mais minutos. A saída dele, no entanto, não está definida. Ele também recebeu sondagens no mercado.
Fato é que o jogador, ex-Grêmio, era muito pretendido pela diretoria de futebol desde 2022, mas jogou apenas sete vezes no ano, sendo que apenas em uma – na última rodada do Brasileiro – esteve em campo por mais de um tempo. Ainda na pré-temporada, sofreu lesão no joelho no joelho direito e ficou fora por cinco meses.
Fernando Henrique Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Fernando Henrique tem o desejo de ter mais minutos em campo em 2024, o que não conseguiu nos dois últimos anos, por Grêmio e Cruzeiro . Por isso, o jogador e o staff dele analisarão o cenário do clube celeste e também do mercado para definir como será a próxima temporada.
Neste momento, além dos dois, o Cruzeiro tem no elenco mais três volantes: Ian Luccas, Lucas Silva e Ramiro. Matheus Jussa não renovará o contrato que termina no próximo dia 31, e Neto Moura será novamente emprestado, desta vez ao Guarani-SP.