Judivan e Hugo Ragelli, duas revelações da base do Cruzeiro (Foto: Marco Antonio Astoni)
Campeão brasileiro nos dois últimos anos, o Cruzeiro se esforça para manter os principais jogadores e também busca reforços para ter um time ainda mais qualificado em 2015. Mesmo assim, a equipe de Marcelo Oliveira segue apostando e encontra espaço para a garotada. O elenco da Raposa em 2015 deve ter nada menos que onze atletas saídos da base celeste. Um time inteiro de jogadores revelados no próprio clube.
Dois garotos do sub-20 serão promovidos ao profissional a partir de janeiro: o volante Bruno Edgard e o atacante Hugo Ragelli.
Eles vão se juntar aos goleiros Rafael, Elisson e Alan, ao lateral-direito Mayke, ao zagueiro Alex, aos volantes Lucas Silva e Eurico, e aos meias Alisson e Judivan.
Bruno, de 20 anos, é destaque há algum tempo da equipe júnior. Em 2012, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro sub-20, vencido pelo Cruzeiro. Ele já era apontado como uma possível aposta do profissional para 2014, mas foi o companheiro de posição dele, Eurico, que acabou aproveitado.
Hugo, de 19, ainda não faz parte dos profissionais, mas já foi relacionado algumas vezes, entrou em uma partida e, inclusive, marcou gol. Diante da Chapecoense, na penúltima rodada do Brasileirão, ele precisou de poucos segundos em campo para deixar sua marca.
Desde a chegada do técnico Marcelo Oliveira, o Cruzeiro tem tratado com mais cuidado o processo de transição dos jogadores da base. Além disso, o treinador comprovou que sabe trabalhar com jovens. Quando Marcelo chegou ao clube, no início de 2013, Mayke, Lucas Silva e Alisson haviam subido fazia pouco tempo; pouco haviam jogado, no entanto. O lateral, por exemplo, apenas treinava com o grupo.
Revelações de sucesso
Já no início de 2013, Marcelo subiu o zagueiro Wallace, hoje no Monaco-FRA, e o atacante Vinícius Araújo, vendido ao Valencia-ESP e que foi emprestado ao Standard de Liege-BEL. Neste ano, Eurico foi promovido em janeiro; Judivan, no meio do ano. Os dois jogaram pouco, mas devem ter mais espaço em 2015.
A temporada 2014 mostrou mais uma vez que a aposta na base é eficiente. Além dos jogadores negociados, o Cruzeiro teve, em certo momento do Brasileirão, três garotos como titulares absolutos: Mayke, Lucas e Alisson.
Lucas Silva e Alisson: revelações do Cruzeiro e da seleção brasileira (Foto: Rafael Araújo)