Alex listou os melhores lances que marcaram sua vitoriosa carreira (Getty Images)
Alex foi um desses jogadores ‘diferentes’. Um craque com a bola no pé. Daqueles que sabem o que fazer nas situações mais difíceis dentro de uma partida. O ex-camisa 10 deixou sua marca por onde passou. Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro, Fenerbahçe. Foram gols, jogadas e assistências que ficarão marcadas para sempre na história do futebol. Entre tantas, Alex elegeu suas cinco preferidas para o FOXSports.com.br.
No ano da conquista da Libertadores, em 1999, o Palmeiras perdeu para o River Plate por 1 a 0, na Argentina, no jogo de ida da semifinal. Na partida de volta, no Palestra Itália, o Verdão venceu os argentinos por 3 a 0 com dois gols do camisa 10.
Uma das grandes mágoas de Alex é não ter disputado uma Copa do Mundo. Ainda assim, um jogo com a camisa da Seleção Brasileira merece destaque do craque. No pré-olímpico de 2000, na vitória por 4 a 1 sobre os Hermanos, a atuação foi de gala, com direito a um golaço. Alex deixou o zagueiro no chão com um corte e, de fora da área, encobriu o goleiro.
O Cruzeiro levaria o título do primeiro Campeonato Brasileiro feito por pontos corridos, em 2003. Destaque na campanha da Raposa durante a competição, o capitão e camisa 10 deixou uma marca incrível na vitória por 5 a 3 contra o Fluminense. Um gol por cobertura de quem sabe o que faz com a bola nos pés.
Em 2011, o Fenerbahçe perdia por 1 a 0 para o Galatasaray fora de casa em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Turco. A partida marcava a estreia do novo estádio do rival. Após o empate de sua equipe, Alex aparecer para marcar o gol da vitória por 2 a 1 e estragar a festa do adversário.
Novamente responsável por uma virada de jogo, Alex marcou duas vezes na final do Estadual de 2013 para dar o título ao Coritiba na final contra o Atlético-PR. O Coxa saiu perdendo, mas o meia foi decisivo na vitória por 3 a 1 e comemorou mais uma conquista na carreira.