“É espinhosa a função, mas todo cruzeirense, especialmente todos os conselheiros do Cruzeiro anseiam por ocupar esse cargo que é, seguramente, o mais importante dentre todos do estado. Considero apenas o governador mais importante e reconhecido que o presidente do Cruzeiro”. Essas foram algumas das palavras pronunciadas pelo presidente reeleito do Cruzeiro Esporte Clube, Dr. Gilvan de Pinho Tavares, durante a posse para o seu segundo mandato (2015-2017), em cerimônia que aconteceu na noite dessa quinta-feira, no salão de festas do parque esportivo celeste, no Barro Preto.
Após ter assumido a presidência do Maior de Minas em 2012, o dirigente conseguiu a reeleição em outubro deste ano, quando venceu, por aclamação, as eleições para o cargo mais importante do Tetracampeão Brasileiro. Junto a ele também foram eleitos o segundo Vice-presidente, Márcio Rodrigues Silva e o primeiro Vice, Dr. José Francisco Lemos Filho, que ocupou o lugar de José Maria Queiroz Fialho e recebeu vários elogios de Dr. Gilvan.
“Agora terei um novo companheiro na presidência, o Vice-presidente Dr. José Francisco Lemos Filho, que me ajudará muito neste novo mandato. Ele tem muita experiência dentro do Clube, já foi presidente na década de 1950, ocupou várias vezes esse cargo e trabalhou muito pelo Cruzeiro. Espero que a gente possa oferecer à imensa torcida cruzeirense mais três anos de grandes conquistas, assim como foram essas três primeiras temporadas em que atuei como presidente”, declarou.
Apesar do bom momento vivido pelo time estrelado, o dirigente lembrou-se das dificuldades que encontrou quando iniciou o seu trabalho ante ao Clube de maior torcida em Minas Gerais. Na época, a equipe azul enfrentava problemas financeiros e, consequentemente, não conseguia obter bons resultados dentro de campo. Essa situação começou a mudar na era Gilvan, que aliou competência, seriedade, qualidade e compromisso, adjetivos que levaram o Cruzeiro à conquista de dois Campeonatos Brasileiros e um Mineiro, em três anos de gestão.
“Nesses três anos à frente do Cruzeiro, nós conseguimos reerguer o time que estava em baixa desde 2011, passando por dificuldade financeira e ainda não poderia contar com o Mineirão, por causa da reforma, e isso diminuiu a renda que clube tinha através da bilheteria. Nós tivemos que assumir em uma situação adversa e conseguimos, com muita luta e trabalho, contando com a competência de todos os funcionários, reerguer a equipe e montar um plantel capaz de voltar a dar alegria ao torcedor cruzeirense. Conquistamos o título do Campeonato Brasileiro de 2013, o Mineiro de 2014 e também mais um do Brasileiro, além de irmos à final da Copa do Brasil. Acredito que tudo isso fez com que os conselheiros insistissem tanto em me reconduzir à presidência”, comentou.
Um dos grandes sucessos da estadia de Dr. Gilvan na presidência foi o crescimento do programa Sócio do Futebol que, atualmente, já conta com aproximadamente 70 mil participantes, sendo o terceiro maior entre as equipes brasileiras. Esse grande número de sócios possui papel fundamental nas conquistas obtidas pelos atletas dentro das quatro linhas.
Ciente da importância dos associados na montagem de um bom elenco para a disputa de títulos, o presidente propôs mais um desafio à nação azul: atingir a marca de 100 mil sócios no próximo ano.
“Quando assumi a presidência, cobrei da nossa torcida que nos ajudasse a montar um bom time e a maneira de tornar esse objetivo possível seria fazer parte do nosso programa de Sócio do Futebol. Os cruzeirenses atenderam ao apelo, mas eu continuo os desafiando para que possamos ultrapassar a marca de 100 mil sócios. Esse número não será somente em reverência ao nosso centenário, que está próximo, mas também porque, se ultrapassarmos essa marca, teremos a garantia de poder formar um plantel cada vez melhor e de manter os craques que por aqui passarem”, complementou.
Além da diretoria, a cerimônia também empossou os associados e os suplentes do conselho deliberativo, assim como os novos integrantes do conselho fiscal.