A camisa celeste com cinco estrelas no peito está acostumada às vitórias, tanto no futebol, quanto no vôlei. Campeão cinco vezes na última temporada e já acumulando conquistas em 2014/15, o Sada Cruzeiro é um colecionador de triunfos. E para os garotos das categorias de base que vestem o mesmo uniforme azul a história não é diferente. Nesta quarta-feira, 10 /12, o time infanto cruzeirense sagrou-se campeão Metropolitano sobre o Minas depois de vencer por 3 a 0 o segundo jogo da final, disputado na Areninha, e chegou ao seu terceiro título no ano.
Somados aos troféus da categoria juvenil, foram cinco títulos da base e dois vice-campeonatos nos sete torneios disputados em 2014, com os jovens talentos azuis garantindo lugar na final de todas as competições. A equipe infanto faturou a Copa Minas e o Estadual, além de ser vice-campeã da Copa Olympico e da Taça Paraná, maior torneio de base do país, onde enfrentou equipes em idade juvenil. Já o plantel juvenil foi campeão das etapas regional e estadual dos Jogos de Minas (JIMI) e também do Metropolitano.
"Acho que a nossa base é muito forte e vem evoluindo e se estruturando muito a cada ano. Estamos disputando campeonatos cada vez mais importantes, participando até de torneio profissional, caso da Superliga B. E acho que isso valoriza muito o trabalho, feito com muitos jogadores com potencial futuro. A base é fundamental em um clube, pois ele estará sempre sendo alimentado com jogadores com potencial e isso é muito importante num processo de formação", ressaltou Henrique Furtado, treinador da equipe infanto.
No jogo desta quarta-feira, com parciais de 25/18, 25/23 e 25/23, os jovens da Raposa repetiram o placar do primeiro jogo. Também por 3 sets a 0, eles já haviam vencido o Minas Tênis Clube na última terça-feira, 9, jogando em casa, no Complexo Esportivo do Barro Preto. Com as duas vitórias, o Sada Cruzeiro não precisou da terceira partida da série para garantir o título do campeonato que começou em maio deste ano. Foram 15 triunfos celestes em 16 jogos, no torneio que contou com sete equipes.
"Tivemos uma regularidade muito grande, proporcionada pela força do nosso jogo coletivo. Nós enfrentamos adversários fortes e capacitados e conseguimos mostrar o nosso valor perante todos eles. Tivemos um ano inesquecível, de muitas vitórias, mas, principalmente, de muita evolução. De muito amadurecimento desses jogadores e acho que eles estão ainda mais preparados para a próxima temporada, para o futuro deles", finalizou Furtado.
Além do campeão Sada Cruzeiro e do Sada Cruzeiro B - formado por atletas mais novos, em idade infantil ou em seu primeiro ano de infanto - lutaram pelo título do Metropolitano o Minas, Olympico, Betim, Sesi João Monlevade e o L.E.E.C./Méritus, de Contagem. Os garotos do Sada B ainda disputam o terceiro lugar nesta quinta-feira, 11, contra o Olympico.
Resultados das Categorias de Base do Sada Cruzeiro em 2014:
Jogos de Minas Juvenil - fase Regional e Estadual
Metropolitano Juvenil
Metropolitano Infanto
Copa Minas Infanto
Estadual Infanto
Vice-campeão Taça Paraná - time Infanto na competição Juvenil
Vice-campeão Copa Olympico Infanto