logo

10/12/2014 10:04

Ex-Galo e Cruzeiro, Marco Aurélio se inspira em Levir para voltar ao futebol

Campeão da Copa do Brasil de 2000 com a Raposa, treinador assume o Bragantino após cinco anos parado. Filosofia de Levir no Atlético-MG será implantada no Braga

Ex-Galo e Cruzeiro, Marco Aurélio se inspira em Levir para voltar ao futebol
Ídolo da Ponte Preta quando jogador, Marco Aurélio fez fama como treinador no futebol mineiro. Foi campeão da Copa do Brasil em 2000 pelo Cruzeiro e também dirigiu o Atlético-MG em 2005. Afastado desde 2010, o treinador voltou à ativa na última semana ao ser anunciado pelo Bragantino.
Durante o tempo em que esteve parado, Marco Aurélio acompanhou o trabalho dos principais técnicos do futebol para se manter atualizado. Como o futebol mineiro está em alta, com os títulos de Cruzeiro (Brasileirão) e Atlético-MG (Copa do Brasil), foram as duas equipes que ele mais seguiu de perto. No Bragantino, ele tentará seguir o esquema implantado por Levir Culpi, no Galo.

- O Levir disse uma vez: time sem a bola tem que defender muito bem porque não pode tomar gol. Com a bola, você tem que criar, ter ambição de marcar o gol com velocidade. Você vê o time do Levir, todo mundo corre, todo mundo marca. Antes, você tinha aquilo de atacante não marcar porque se não, quem ia fazer o gol? Agora você vê um Neymar que ataca, dá pique, marca o lateral. O comprometimento que o jogador tem que ter dentro da proposta de trabalho, isso aí que é importante - disse Marco Aurélio.

Na final da Copa do Brasil, disputada entre os dois times mineiros, Marco Aurélio assistiu a um Atlético superior. A entrega dos jogadores do Galo impressionou o técnico do Braga. Pela história que tem com o Cruzeiro e pela amizade com Levir Culpi, não torceu para nenhum lado.

- Eu acompanhei muito. Treinei o Cruzeiro três vezes e o Atlético uma vez. Mas no final, fiquei dividido. Sou um grande amigo do Levir e no Cruzeiro, tenho grandes amigos também. Entendi que o Atlético-MG em momento algum deu chance ao Cruzeiro. Time coeso, marcou com velocidade. Jogou bem o primeiro jogo e dominou o segundo - afirmou.

O elenco do Bragantino para 2015 ainda está sendo montado. Mas Marco Aurélio já afirmou uma coisa: não quer jogador que "passeie em shopping". É o termo usado por ele para definir atletas que não se entregam durante os 90 minutos.

Quando eu treinava, falava que o jogador estava passeando no shopping. Não existe mais passeada de shopping. Hoje é velocidade, comprometimento com outros jogadores, ter ambição de querer chegar a algum lugar. Os grandes jogadores do Brasil ganham milhões, mas se matam no gramado, choram quando perdem. É esse espírito vencedor que eu gosto que minhas equipes tenham - disse.

O treinador de 62 anos chegou ao Bragantino no início deste mês após ficar cinco anos parado. Marco Aurélio foi contratado para dirigir o time no Campeonato Paulista e na Série B do Brasileiro de 2015. Além de Atlético-MG e Cruzeiro, também comandou Palmeiras, Ponte Preta e Vitória. Seu último clube foi o América-MG, em 2010.

2277 visitas - Fonte: Globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro