10/12/2014 10:04
Ex-Galo e Cruzeiro, Marco Aurélio se inspira em Levir para voltar ao futebol
Campeão da Copa do Brasil de 2000 com a Raposa, treinador assume o Bragantino após cinco anos parado. Filosofia de Levir no Atlético-MG será implantada no Braga
Ídolo da Ponte Preta quando jogador, Marco Aurélio fez fama como treinador no futebol mineiro. Foi campeão da Copa do Brasil em 2000 pelo Cruzeiro e também dirigiu o Atlético-MG em 2005. Afastado desde 2010, o treinador voltou à ativa na última semana ao ser anunciado pelo Bragantino.
Durante o tempo em que esteve parado, Marco Aurélio acompanhou o trabalho dos principais técnicos do futebol para se manter atualizado. Como o futebol mineiro está em alta, com os títulos de Cruzeiro (Brasileirão) e Atlético-MG (Copa do Brasil), foram as duas equipes que ele mais seguiu de perto. No Bragantino, ele tentará seguir o esquema implantado por Levir Culpi, no Galo.
- O Levir disse uma vez: time sem a bola tem que defender muito bem porque não pode tomar gol. Com a bola, você tem que criar, ter ambição de marcar o gol com velocidade. Você vê o time do Levir, todo mundo corre, todo mundo marca. Antes, você tinha aquilo de atacante não marcar porque se não, quem ia fazer o gol? Agora você vê um Neymar que ataca, dá pique, marca o lateral. O comprometimento que o jogador tem que ter dentro da proposta de trabalho, isso aí que é importante - disse Marco Aurélio.
Na final da Copa do Brasil, disputada entre os dois times mineiros, Marco Aurélio assistiu a um Atlético superior. A entrega dos jogadores do Galo impressionou o técnico do Braga. Pela história que tem com o Cruzeiro e pela amizade com Levir Culpi, não torceu para nenhum lado.
- Eu acompanhei muito. Treinei o Cruzeiro três vezes e o Atlético uma vez. Mas no final, fiquei dividido. Sou um grande amigo do Levir e no Cruzeiro, tenho grandes amigos também. Entendi que o Atlético-MG em momento algum deu chance ao Cruzeiro. Time coeso, marcou com velocidade. Jogou bem o primeiro jogo e dominou o segundo - afirmou.
O elenco do Bragantino para 2015 ainda está sendo montado. Mas Marco Aurélio já afirmou uma coisa: não quer jogador que "passeie em shopping". É o termo usado por ele para definir atletas que não se entregam durante os 90 minutos.
Quando eu treinava, falava que o jogador estava passeando no shopping. Não existe mais passeada de shopping. Hoje é velocidade, comprometimento com outros jogadores, ter ambição de querer chegar a algum lugar. Os grandes jogadores do Brasil ganham milhões, mas se matam no gramado, choram quando perdem. É esse espírito vencedor que eu gosto que minhas equipes tenham - disse.
O treinador de 62 anos chegou ao Bragantino no início deste mês após ficar cinco anos parado. Marco Aurélio foi contratado para dirigir o time no Campeonato Paulista e na Série B do Brasileiro de 2015. Além de Atlético-MG e Cruzeiro, também comandou Palmeiras, Ponte Preta e Vitória. Seu último clube foi o América-MG, em 2010.
2277 visitas - Fonte: Globoesporte.com