O Cruzeiro quer evitar o ainda não ocorreu neste Brasileirão: ser surpreendido. A Chapecoense quer o oposto. As equipes se enfrentam neste sábado, ás 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 18ª rodada da competição. Os catarinenses já aprontaram pra cima de dois times que brigam pela ponta da tabela, São Paulo e Fluminense, sendo que, sobre os paulistas, foi fora de casa, no Morumbi. O problema é que o líder Cruzeiro não só nunca foi surpreendido, como tem 100% de aproveitamento no Mineirão, não perde há nove jogos e prega respeito ao adversário, mesmo que a equipe de Santa Catarina esteja próxima da zona de rebaixamento. Com 39 pontos, a Raposa quer superar a pontuação do ano passado, quando terminou o primeiro turno com 40. Para isso, colocará o que tem de melhor em campo, diante de uma Chapecoense desfalcada e que não tem, no geral, um bom retrospecto como visitante.
O time cruzeirense vem de vitória no Brasileirão. Bateu o Goiás por 1 a 0, no Serra Dourada, garantindo o título simbólico do primeiro turno com duas rodadas de antecedência. No meio de semana, usou um time misto e goleou o Santa Rita-AL, por 5 a 0, pela Copa do Brasil. Colocará força máxima diante da Chapecoense, com os selecionáveis Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro, que se apresentam ao técnico Dunga logo após a partida. Invicto no Mineirão nesta temporada, o Cruzeiro prevê dificuldades, mas espera fazer valer a força do mando de campo para superar uma provável retranca dos catarinenses.
Cruzeiro: O técnico Marcelo Oliveira mandará o que tem melhor a campo. A Raposa terá: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Samudio; Henrique e Lucas Silva; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Marcelo Moreno.
Chapecoense: O técnico Celso Rodrigues deve manter o esquema utilizado nas duas últimas partidas, o 4-5-1. A novidade é a volta de Neuton entre os titulares. O lateral Fabiano recebeu o terceiro amarelo e está suspenso. No setor de armação do meio-campo, a Chape terá a dupla Camilo e Zezinho. A provável escalação: Danilo; Ednei, Rafael Lima, Jaílton e Neuton; Wanderson, Abuda, Dedé, Zezinho e Camilo; Bruno Rangel.
Cruzeiro: A principal ausência é o lateral-esquerdo Egídio, com uma fratura na mão. Bruno Rodrigo e Borges seguem de fora, ainda em fase de transição, após se recuperarem de lesões.
Chapecoense: Tiago Saletti, André Paulino, Roni, Fabinho Alves e Fágner Alemão seguem no departamento médico. O meia Nenén e o lateral Fabinho Gaúcho estão em fase de transição. Fabiano está suspenso.
Cruzeiro: Dagoberto, Dedé, Éverton Ribeiro, Léo, Lucas Silva, Nilton, Samudio e Willian Farias.
Chapecoense: Abuda e Rodrigo Biro.