A torcida do Cruzeiro invadiu as redes sociais do ponta franco-ango-congolês Yannick Bolasie. Perto de ser anunciado como reforço do clube celeste, o jogador recebeu mensagens de carinho e apoio antes mesmo de ser oficializado como atleta cruzeirense. Inúmeros comentários foram escritos nas postagens de Bolasie nos últimos dias. Vários torcedores colocaram emojis de corações azuis e raposas em vídeos e fotos recentes no perfil do atacante.
“Vem ser feliz no Cruzeiro”, disse um dos seguidores. Mensagens muito receptivas foram deixadas para Bolasie. “Bem-vindo, Maestro"; “Bem-vindo ao maior de Minas. Vamos, Cabuloso"; “Que você mostre esse futebol divertido no Mineirão”, disse outro torcedor.
Desejo de outros torcedores. Além dos cruzeirenses, torcedores de outros clubes do Brasil também mandaram mensagens para Bolasie. Adeptos do Juventude, do Vitória, Bahia, Vasco, Fortaleza, dentre outros pediram a contratação do franco-ango-congolês.
A diretoria do Cruzeiro encaminhou a contratação do atacante Yannick Bolasie, de 35 anos. O jogador se destacou pelo Criciúma na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. Segundo apuração da Itatiaia, o clube celeste venceu a concorrência de outras equipes da Primeira Divisão que também mostraram interesse no atleta congolês.
Meia-atacante do Cruzeiro, Matheus Pereira, em entrevista à Itatiaia, comentou no mês de setembro deste ano, ao programa Bastidores, que Bolasie era muito habilidoso. “Ele passou no Sporting, que eu estava. Eu não conheço ele assim, próximo. É mais por nome. Quando ele chegou no Sporting, fui ver uns vídeos dele, ele estava no Crystal Palace ou no Everton. O homem dobrava até o vento. (...)”, disse.
A vida de Bolasie no futebol começou bem antes. Natural de Lyon, na França, o atacante estreou como profissional no Hillingdon Borough-ING, depois de finalizar a base no AFC Rushden & Diamonds-ING. Foi na Inglaterra, inclusive, que Bolasie fez grande parte da carreira e viveu o auge.
Jogador com maior aptidão a servir do que fazer gols, Bolasie atuou por equipes modestas da Inglaterra até chegar ao Crystal Palace, em 2013, após se destacar no Brystol City-ING. Em Londres, o atacante viveu o auge. O congolês brilhou na temporada 2014/2015 e colecionou bons momentos no clube que defendeu até 2016. Foi lá, inclusive, que os dribles do congolês começaram a rodar o mundo, principalmente pela plasticidade.
Depois do bom momento no Crystal Palace, Bolasie voltou a rodar entre clubes e ter o aspecto de “cigano do futebol”. Em 2021, ele atuou pelo Caykur Rizespor, da Turquia, onde teve a grande fase artilheira da carreira, com 20 gols em 54 jogos. No Criciúma, Bolasie foi o grande destaque da equipe. Ele fez oito gols e deu quatro assistências em 36 partidas pelo Tigre.
Em 2013, o atacante concretizou a naturalização como jogador da República Democrática do Congo. Pela Seleção Congolesa, foram nove gols e três assistências em 52 partidas, até 2022.