O técnico Leonardo Jardim promoveu uma série de mudanças no dia a dia do Cruzeiro desde que foi contratado, em fevereiro. Uma dessas novidades foi a implementação de um relatório de monitoramento dos jogadores emprestados pelo clube. O zagueiro Pedrão, que está no Avaí, faz parte da lista. A situação foi externada por Pedro Lourenço, gestor da SAF celeste, em entrevista à Band Minas, no último mês. O empresário se mostrou surpreso com o pedido do lusitano. “Ele me chamou e mostrou uma pasta com todos os jogadores emprestados, os clubes em que estão e os treinadores. Toda semana, essa pessoa tem que ligar para os clubes, perguntar por que o jogador não jogou, se está bem, e depois fazer um relatório”, explicou Lourenço.
Em entrevista à Itatiaia, Pedrão explicou como funciona o monitoramento. O atleta contou que um funcionário do clube procura os atletas e faz perguntas relacionadas ao dia a dia. “Chegou até mim (relatório dos emprestados). Não perguntei aos outros moleques que estão emprestados. O cara pergunta como estão as coisas, mas é tranquilo. É bem de boa”, explicou o jogador. “Ele pergunta como estão as coisas, como está a evolução. Eu respondo de boa, bem tranquilo. Como está o dia a dia, o campeonato. Até parabenizou que fui campeão. Mas é bem tranquilo, um bate-papo bem rápido. Ele já me procurou duas vezes. Não foi o Leonardo Jardim, foi um funcionário do Cruzeiro”, finalizou.
No Avaí, Pedrão foi campeão catarinense como titular. Ele tem 13 jogos pela equipe e foi importante na conquista.

Além de Pedrão, a Raposa tem 14 emprestados a outros clubes. A maioria da lista é formada por atletas criados nas categorias de base do clube:
Fabrizio Peralta - Athletico
Vitinho - Goiás
Ian Luccas - Ferroviária-SP
Tevis - Athletico
Fernando - Maringá-PR
Weverton - Vila Nova
Gui Meira - Aparecidense-GO
Fernando Henrique - CRB
Pedrão - Avaí
Jhosefer - América
João Pedro - Tombense
Arthur Viana - Ehime-JAP
Zé Ivaldo - Santos
Helibelton Palacios - Independiente de Medellín-COL