O técnico Leonardo Jardim está no comando do Cruzeiro há quase dois meses. Ainda em fase inicial do trabalho, o treinador português identificou em sua chegada à Toca da Raposa II, pontos importantes de melhorias, dentro e fora de campo. Com isso, a etapa atual de trabalho é muito importante para superar dificuldades e corrigir os problemas. "É importante os torcedores saberem. O Cruzeiro veio de uma situação difícil. Tem um novo proprietário que chegou há oito, noves meses. Temos aqui um grupo de jogadores que, eventualmente, talvez não tenhamos mais de sete ou oito (atletas) com mais de um ano de clube. Não tem uma base nem estrutural e nem base de plantel. Tudo isso temos que realizar agora”, disse, em entrevista ao Cruzeiro Cast , podcast da TV Cruzeiro.
Leonardo Jardim detalhou os pontos de dificuldade no começo de seu trabalho no Cruzeiro. O treinador tem auxiliado na montagem do elenco e em questões metodológicas no clube. “Temos um trabalho em termos de reestruturação, não só de jogadores, mas fora de campo. Em termos de metodologia, estratégia, de regras. Temos um grupo de quatro pessoas, mais o treinador, está incluindo presidente, Pedro filho, Mattos, Paulo Pelaipe. Temos a definir algumas estratégias de várias ordens, desde os torcedores ao melhor gramado, coordenação de todo staff, um trabalho de base que temos que realizar, frisou.
Em relação à montagem do elenco, Jardim já disse que vai utilizar os atletas que já estão no clube. Desde que chegou, o treinador pediu a contratação de apenas um reforço: o atacante Wanderson. “Em relação à equipe de futebol, eu cheguei, temos um plantel totalmente residual em termos de clube. Onde, neste momento, vamos tentar rentabilizar e tirar o máximo, o melhor de cada um dos jogadores. Nosso objetivo é que o plantel seja mais competitivo. Durante essa fase procuramos aumentar os índices de performance de todos os jogadores de forma a competir”, analisou.
Intensa sequência de jogos O Cruzeiro terá uma sequência intensa de jogos entre o fim de março e o mês e maio. Após enfrentar o Mirassol na primeira rodada do Brasileirão, neste sábado (29), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro viaja à Argentina para a estreia na Copa Sul-Americana 2025. A partida será contra o Unión de Santa Fe, no estádio 15 de Abril, em Santa Fe, pelo Grupo E da competição continental.
Depois, o time celeste retorna ao Brasil para enfrentar o Internacional, na semana do dia 6 de abril (domingo), no Beira-Rio, na segunda rodada do Brasileirão, em horário ainda a definir. Três dias depois, enfrenta o Mushuc Runa, do Equador, no dia 9 de abril, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, na segunda rodada da competição continental. Daí em diante, terá pela frente o São Paulo fora de casa (semana de 12/4), o Bahia em casa (semana de 16/04), o Bragantino fora de casa (semana de 19/04), o Palestino, no Chile (semana de 24/04), o Vasco da Gama em casa (semana de 26/04), Flamengo no Rio de Janeiro (semana de 3/05). “Teremos dois meses de jogos de três a quatro dias. Precisamos de dois laterais direitos, de quatro volantes, dois meias, quatro avançados, pontas, para termos um sistema de rotatividade dentro do elenco, que permita a equipe se apresentar fresca (descansada) e competitiva em todos os jogos”, frisou.
Estreia no Brasileiro 2025 O Cruzeiro estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado (29), contra o Mirassol, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Será o primeiro jogo de Leonardo Jardim na Série A do Brasileirão. Pela primeira vez na história, Cruzeiro e Mirassol ficarão frente a frente em uma partida no futebol brasileiro.