Neste sábado (29), começa a edição 2025 do Campeonato Brasileiro, que promete ser uma das mais emocionantes e equilibradas de todos os tempos. O torneio tem uma rica história, e é impossível falar no Brasileirão sem lembrar dos grandes jogadores que se tornaram lendas disputando (e vencendo) a competição. Para celebrar o início de mais um campeonato, a ESPN promoveu uma eleição para escolher os Reis do Brasileirão no Século XXI - ou seja, de 2001 a 2025. Foram convidados 15 comentaristas, que tiveram uma pré-lista de 12 nomes para votar. Os atletas foram selecionados com base em diversos feitos, como número geral de títulos, conquistas de Bolas de Prata e Ouro, e distinções individuais, como gols, assistências e artilharias. Veja abaixo os craques que participaram da eleição e os times pelos quais eles têm/tiveram passagens marcantes: Everton Ribeiro (Cruzeiro/Flamengo), Fred (Fluminense), Dudu (Palmeiras), Emerson Sheik (Fluminense/Flamengo/Corinthians), Diego Ribas (Santos/Flamengo), Rogério Ceni (São Paulo), Dagoberto (São Paulo/Cruzeiro/Athletico-PR), Mayke (Cruzeiro/Palmeiras), Danilo (São Paulo/Corinthians), Arrascaeta (Cruzeiro/Flamengo), Gustavo Gómez (Palmeiras), Gabigol (Flamengo).
Após serem apresentados à pré-lista e aos critérios da eleição, cada comentarista montou seu top 5 individual, com uma justificativa para a escolha do 1º lugar. Em seguida, foram atribuídos pontos para cada posição da votação: o 1º colocado ganhou 5 pontos, o 2º ganhou 4, o 3º ganhou 3, o 4º ganhou 2 e o 5º ganhou 1. A eleição foi apertadíssima, e a decisão final ficou para os "critérios de desempate". No fim das contas, o eleito Rei do Brasileirão no Século XXI é... O goleiro Rogério Ceni, tricampeão pelo São Paulo, ganhador de seis Bolas de Prata e uma de Ouro.
"Ceni foi a cara do único tricampeão seguido da era moderna do Brasileiro. Não apenas por ser o líder do São Paulo da década de 2000, mas por ser acionado nos momentos decisivos até na frente, cobrando faltas e pênaltis perigosos. Acabou até sendo o artilheiro são-paulino na campanha de um dos títulos", lembrou o comentarista Ubiratan Leal. O hoje treinador terminou empatado em 57 pontos com meia Everton Ribeiro, bicampeão por Cruzeiro, também bi pelo Flamengo e atualmente destaque do Bahia. No entanto, Ceni ficou na liderança da eleição por ter sido colocado em 1º lugar por sete comentaristas, enquanto seis votaram em Everton como melhor.
Ainda assim, o meio-campista foi muito exaltado pelos analistas da ESPN. "Everton foi protagonista de um bi do Cruzeiro, com direito a Bola de Ouro, e de um bi do Flamengo, time que mais encantou no Brasileiro deste século. Ele é um rei de assistências e ainda fez dois dos mais bonitos gols da história do torneio", argumentou Rodrigo Bueno, citando o gol marcado diante do Santos onde fez fila na defesa do Peixe e concluiu com maestria.
Outros nomes de destaque da lista foram os atacantes Gabigol, bicampeão pelo Flamengo e duas vezes artilheiro, e Dudu, que foi Tetra com o Palmeiras, além do centroavante Fred, maior anotador do século. "Não dá pra ignorar o 'efeito Fred' na história dos pontos corridos. É o maior artilheiro do Brasil nesse formato de disputa, com 158 gols", ressaltou Mari Pereira.
Por fim, o atacante Dagoberto, que venceu o Brasileiro incríveis cinco vezes, quase entrou no top 5, mas ficou um pontinho atrás de Gabigol. "Dagoberto conseguiu ser campeão por três clubes diferentes, e um dos protagonistas em pelos menos quatro das cinco edições - tudo isso num intervalo de 13 anos entre a primeira a ultima conquista", enumerou Rafael Marques.