O Cruzeiro ainda afina todos os detalhes, mas terá time alternativo na primeira rodada do Campeonato Mineiro, diante do Tombense, dia 19 de janeiro, no Mineirão. Isso em função da pré-temporada nos Estados Unidos, com amistosos previstos para 15 e 18 do mesmo mês, contra São Paulo e Atlético-MG, respectivamente.
Pelo planejamento da diretoria em conjunto com a comissão técnica, a delegação vai completa para os Estados Unidos, sem divisão do elenco principal à disposição para 2025. Isso acontecerá pelo fato de toda a pré-temporada ser realizada naquele país. Assim, se o elenco fosse dividido, quem ficasse em Belo Horizonte perderia todas as sessões de treinos com Diniz antes do início do Campeonato Mineiro.
Desta forma, a tendência é de que boa parte do time diante do Tombense seja formado por jogadores das categorias de base, mesmo com a possibilidade de o sub-20 ainda estar envolvido na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com final marcada para 25 de janeiro. No entanto, não está descartado pelo clube que alguns jogadores retornem dos Estados Unidos para estarem à disposição diante do Tombense. Esses eventuais nomes serão definidos posteriormente pela comissão técnica.
Além disso, o elenco para a estreia também poderá contar com nomes que estão estourando a idade sub-20 e, por opção da diretoria, não vão disputar a Copinha. São eles: o lateral-direito Dorival, o volante Ítalo Isaac, o meia Matheus Xavier e o atacante Arthur Viana. Essa possibilidade é colocada na condicional em função da chance de negociações envolvendo esses nomes nas próximas semanas. O clube não se oporá a uma eventual liberação por conta da estreia no Campeonato Mineiro.
O zagueiro Pedrão, por exemplo, já foi emprestado ao Avaí. Vale ressaltar que o Cruzeiro começará a temporada sem contar com Juan Dinenno, com previsão de retorno apenas em abril, por conta de grave lesão no joelho. Kaio Jorge, Matheus Henrique, Villalba e Walace, que terminaram o Brasileiro no DM, estarão disponíveis.
A delegação do Cruzeiro voltará dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro e, portanto, o elenco principal estará disponível para a partida do dia 22, contra o Athletic, em Varginha. Obviamente, haverá avaliação física dos atletas para definir quais poderão efetivamente entrar em campo, por conta da viagem e dos amistosos na Flórida. Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv