A crise do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro tem sido atribuída aos números desfavoráveis de Fernando Diniz na competição. Segundo levantamento da Itatiaia, o aproveitamento do treinador tanto no Fluminense quanto no clube mineiro, na Série A deste ano, equivale ao de um time rebaixado à Segunda Divisão com cinco rodadas de antecedência.
Ao todo, Fernando Diniz fez 21 partidas nesta edição do Brasileirão, somando apenas 20,6% de aproveitamento, com duas vitórias, sete empates e doze derrotas. No comando do Fluminense, obteve um resultado de uma vitória, três empates e sete derrotas. Já no Cruzeiro, somou uma vitória, cinco empates e quatro derrotas.
Se mantivesse os 20,6% de aproveitamento, Diniz teria sido rebaixado na 33ª rodada, estando a cinco jogos do fim da Série A com apenas 21 pontos somados. Esta pontuação o colocaria como lanterna da competição, se comparada com os times da época. Pressionado no comando do Cruzeiro, Fernando Diniz não deve permanecer na equipe para a próxima temporada, de acordo com apuração da Itatiaia.
As chances de o treinador se despedir do clube após o duelo com o Juventude, pela 38ª rodada do Brasileiro, são grandes. As equipes vão se enfrentar no domingo (8), às 16h (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.