O Cruzeiro foi punido pela Conmebol por uso de sinalizadores no jogo contra o Lanús, pela semifinal da Sul-Americana. A entidade determinou que o clube celeste vai jogar com portões fechados a próxima partida organizada pela Conmebol. O time ainda foi punido em 157 mil dólares (cerca de R$ 946 mil na cotação atual).
De acordo com a Conmbeol, o uso de sinalizadores no Mineirão atrapalhou a visibilidade, causando o atraso de quase 15 minutos no início da partida. O jogo só foi iniciado quando o árbitro decidiu que a visibilidade no campo estava adequada. Por isso, além de jogar com os portões fechados, o Cruzeiro acumulou multas. Os valores das multas serão debitados nos direitos de televisão e de patrocínio que o Cruzeiro tem que receber da Conmebol.
O clube informou que o setor jurídico estuda as possibilidades de recursos. A punição deverá ser cumprida em 2025. O time Cruzeiro ainda briga por uma vaga na Libertadores. O time ocupa a nona posição, com 49 pontos, um a menos que o Bahia, primeiro no G-8 (zona de classificação para a maior competição do continente). Caso a vaga não seja conquistada, o Cruzeiro vai disputar a Sul-Americana do próximo, competição em que é o atual vice-campeão.
O Cruzeiro encara o Palmeiras na noite desta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo não vai contar com a presença da torcida, já que a Confederação Brasileira de Futebol decidiu por portões fechados, já que a Polícia Militar de Minas Gerias não garantiu segurança caso tivesse duas torcidas no jogo. A situação aconteceu após um torcedor do Cruzeiro morrer em uma emboscada de torcedores do Palmeiras, em outubro. A preocupação com a segurança começou a ser discutida há 10 dias e culminou no jogo sem a presença de cruzeirenses e palmeirenses. Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv