Garro é abraçado por Carrillo após marcar gol do Corinthians sobre o Vasco em duelo do Campeonato Brasileiro
O Corinthians agradeceu e viu aumentar suas probabilidades de classificação para a Libertadores com o empate entre Cruzeiro e Grêmio, na noite da última quarta (27). O cálculo é do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O Corinthians pulou para 36,8% de probabilidade de ficar com a sétima vaga via Brasileirão para o torneio continental. A equipe chegou para a 35ª rodada com 16,7%. O clube do Parque São Jorge tem chances maiores que Cruzeiro e Bahia mesmo estando atrás na tabela — os três aparecem colados. A probabilidade da Raposa caiu para 27%, enquanto a do Bahia está em 32,7%.
O Cruzeiro ocupa a última vaga do G7 neste momento, com 48 pontos, mas desperdiçou a oportunidade em casa de abrir distância faltando três rodadas. Bahia e Corinthians possuem 47 cada um, mas o time baiano fica em oitavo por ter uma vitória a mais, deixando o Alvinegro paulista em nono.
No início de outubro, o Corinthians tinha menos de 1% de chance de se classificar para a Libertadores e mais de 60% de risco de cair. A equipe comandada por Ramón Díaz reagiu, não perdeu mais nenhum jogo no Brasileirão e emendou seis vitórias seguidas. Os seis primeiros colocados da tabela já estão garantidos na Libertadores.
A disputa pela sétima vaga está quente entre o trio, e ainda há a chance de campeonato ter um G8 se o Botafogo se sagrar campeão da Libertadores.
Chances de Libertadores:
Corinthians: 36,8%
Bahia: 32,7%
Cruzeiro: 27%
Vasco: 2,5%
Vitória: 0,45%
Grêmio: 0,31%
Athletico-PR: 0,16%
Atlético-MG: 0,063%