Sob a desconfiança da torcida, o Cruzeiro ostenta ótimo aproveitamento contra o Grêmio, seu adversário na noite desta quarta-feira (27), às 21h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. A bola vai rolar pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na história, o Cruzeiro registra uma supremacia contra o Grêmio em jogos no Mineirão, incluindo todas as competições. Em clássicos interestaduais no Gigante da Pampulha, os mineiros levaram a melhor 22 vezes, enquanto os gaúchos ganharam seis duelos e houve, ainda, quatro empates.
Pressionado pela perda do título da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro pode se apegar ao aproveitamento de 72,91% diante do adversário no estádio como trunfo para uma “resposta” ao torcedor. Além da vantagem no Mineirão, o Cruzeiro também venceu mais o Grêmio no retrospecto geral. Ao todo, em 54 jogos, foram 23 vitórias da Raposa, 18 triunfos gremistas e outros 13 empates.
De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem 33,1% de chances de jogar a Libertadores em 2025 por meio do Brasileirão. O Grêmio, por sua vez, focado em se distanciar do Z4, tem apenas 1,2%. Já com relação ao rebaixamento, o Grêmio tem uma probabilidade pequena de 6,1%. O Cruzeiro não tem mais chances matemáticas de ser rebaixado.