Juan Nardoni, do Racing, e Matheus Pereira, do Cruzeiro Foto: Cesar Olmedo/Reuters O título da Copa Sul-Americana rende não apenas um belo troféu e uma 'bolada' em premiações ao campeão: define, também, o planejamento do clube para a próxima temporada, uma vez que o título rende uma vaga direta à Copa Libertadores do próximo ano. Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra O Racing, da Argentina, sagrou seu primeiro título no torneio na tarde deste sábado, 23, e já garantiu vaga na Libertadores de 2025. La Academia venceu o Cruzeiro por 3 a 1, na final disputada no Estádio La Nueva Olla em Assunção, no Paraguai. Com a derrota na grande decisão, o clube mineiro perdeu a chance de se classificar automaticamente para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Agora, precisará encarar a briga na tabela do Campeonato Brasileiro para marcar presença na próxima edição do torneio continental.
O Brasil é o País com mais vagas na Libertadores: seis pelo Campeonato Brasileiro (quatro vagas diretas e duas para a pré-Libertadores) e uma do vencedor da Copa do Brasil, o Flamengo. Com Atlético-MG e Botafogo na final da Libertadores de 2024, o Brasil poderá ter até sete vagas na próxima edição do torneio.
Com a conquista do Flamengo, atualmente no G4 do Brasileirão, a classificação para a Libertadores do ano que vem pelo Brasileirão acontece até a sétima colocação do campeonato de pontos corridos -- ocupada justamente pelo Cruzeiro. Caso a Raposa se mantenha nessa colocação, se classifica para a pré-Libertadores do ano que vem. Para o campeonato do próximo ano, já estão classificados os brasileiros Botafogo, Palmeiras , Fortaleza, e Internacional, pelo Brasileirão, e Flamengo, pela Copa do Brasil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra