Com uma formação bastante diferente de 2023, o Cruzeiro visitará o Fluminense na quinta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em relação ao time que entrou em campo em 20 de setembro do ano passado, 11 jogadores não estão mais no clube em 2024. Sob o comando de Zé Ricardo, hoje sem clube, o Cruzeiro perdeu para o Fluminense, por 1 a 0, pela 24ª rodada do Brasileirão, com gol de falta de Léo Fernández.
Naquele confronto, a equipe foi escalada da seguinte forma: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva, Mateus Vital e Nikão; Wesley e Gilberto. Na etapa final, Filipe Machado entrou na vaga de Lucas Silva, Mateus Vital deu lugar a Stênio, Wesley foi substituído por Arthur Gomes e Gilberto deixou o campo para a entrada de Bruno Rodrigues.
Dentre os relacionados para a partida, apenas William e Marlon seguem entre os titulares do Cruzeiro, enquanto Lucas Silva e Mateus Vital têm sido opções no banco de reservas na reta final da temporada.
Rafael Cabral - emprestado pelo Cruzeiro ao Grêmio.
Lucas Oliveira - emprestado pelo Cruzeiro ao Kyoto Sanga, do Japão.
Neris - negociado com o Vitória.
Matheus Jussa - vendido pelo Fortaleza ao Shanghai Port, da China.
Machado - negociado com o VitóriaStênio - negociado com o Karpaty Lviv, da Ucrânia.
Nikão - emprestado pelo São Paulo ao Athletico-PR.
Wesley - negociado com o Inter.
Arthur Gomes - negociado com o Dínamo de Moscou, da Rússia.
Gilberto - negociado com o Juventude.
Bruno Rodrigues - negociado com o Palmeiras.
Zé Ricardo - sem clube.
Impactado pela chegada de Pedro Lourenço e com maior poder de investimento, o Cruzeiro “trocou o time” no decorrer da temporada. Dirigido por Fernando Diniz, o Cruzeiro enfrentará o Fluminense com um grupo mais experiente e com mais qualidade.
Poupado no empate contra o Vasco, no último domingo (29), por causa de dores na coxa direita, o meia Matheus Pereira é a única dúvida para a partida. No entanto, o camisa 10 participou do treino dessa terça-feira (1º), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, o que é um indicativo de que deve ao menos ser relacionado.
Caso não reúna condições para começar o jogo, o escolhido será Vital. A provável escalação do Cruzeiro tem: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira (Mateus Vital); Lautaro Díaz, Gabriel Veron e Kaio Jorge.
O Cruzeiro é o oitavo colocado na tabela, com 43 pontos, e o Fluminense está dentro da zona de rebaixamento, na 18ª posição, com 27 pontos.