Estreante da noite no duelo com o Libertad, o técnico Fernando Diniz reagiu de maneiras diferentes nos dois tempos no empate do Cruzeiro. Com gols dos atacantes Kaio Jorge e Roque Santa Cruz, o time celeste ficou no 1 a 1 com os paraguaios e avançou à semifinal da Copa Sul-Americana. Na próxima fase, a equipe enfrentará o Lanús, da Argentina. Em sua primeira aparição frente à torcida do Cruzeiro, Diniz demonstrou muita tranquilidade no primeiro tempo. Mais contido, o novo comandante passou a maior parte dos 45 minutos de braços cruzados. Aos 17’ do primeiro tempo, Diniz recebeu cartão amarelo por reclamação em uma jogada do lateral-direito William. No entanto, de forma geral, o técnico apenas conversou com seu auxiliar, Eduardo Barros, e fez ajustes pontuais na defesa.
Já na etapa final, aos 15 minutos, o volante Lucas Romero foi expulso após um erro individual, o que deixou Fernando Diniz mais tenso. Diante da desvantagem numérica em campo, o treinador do Cruzeiro passou a gesticular mais, além de ter reagido rapidamente com substituições. O atacante Álvaro Barreal e o volante Walace foram escolhidos para as vagas de Lautaro Díaz e Gabriel Veron, respectivamente. Após o gol de empate do Libertad, Diniz optou por substituir Matheus Pereira, pendurado e com risco de desfalcar o Cruzeiro na semifinal, e colocar o zagueiro João Marcelo. A troca foi planejada depois de uma nova conversa com Eduardo Barros. Na reta final do confronto, em meio à pressão paraguaia no Mineirão, Diniz chamou vários jogadores para ajustar os seus posicionamentos. Kaio Jorge, Marlon e Barreal foram alguns dos atletas selecionados para o rápido contato.
Agitado, Diniz terminou a partida com uma leve comemoração. O treinador respirou aliviado e celebrou a classificação para a semifinal da Sul-Americana. Cruzeiro classificado Garantido na semifinal, o Cruzeiro decidirá a vaga para a decisão da Sul-Americana fora de casa. Na primeira fase, os brasileiros foram líderes do Grupo B, com 12 pontos, enquanto o Lanús foi o primeiro do Grupo G, com 13 pontos. Por esse motivo, os argentinos fecharão a série em casa. De acordo com as datas base da Conmebol, o jogo de ida ocorrerá na semana do dia 23 de outubro, no Mineirão, em BH. Já o duelo de volta será na semana do dia 30 de outubro, no Ciudad de Lanús, em Lanús. Vale ressaltar que, oficialmente, a Conmebol deve divulgar as datas e os horários nesta sexta-feira (27). Pela classificação, o Cruzeiro assegurou uma premiação de US$ 800 mil (R$ 4,4 milhões).