No treino de quinta-feira Luxemburgo sinalizou que pode escalar o Cruzeiro com três volantes (Foto: Gustavo Aleixo)
O técnico Vanderlei Luxemburgo estuda escalar o Cruzeiro com três volantes, contra o Sport, no domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Pernambuco. No treino de quinta-feira, o treinador optou por utilizar Willians, Charles e Henrique na equipe titular, com somente Alisson na armação das jogadas.
A escolha parece contraditória uma vez que o Cruzeiro possui a terceira melhor defesa do Brasileirão, com 13 gols - e um ataque que balançou as redes apenas13 vezes na competição. Mas se engana quem acha que a alteração feita por Luxemburgo privilegia o setor defensivo. Capitão da equipe, o goleiro Fábio acredita que o novo esquema dará mais liberdade para os jogadores ofensivos, que poderão atacar mais sem se preocupar tanto com a marcação.
- A equipe fica mais compacta, dá mais alternativas para nossos jogadores de ataque terem mais liberdade para criar as jogadas e ter tranquilidade na recomposição, porque vão ter sempre dois volantes para dar essa sustentação, também para os laterais. Esperamos que possamos ser muito felizes com essa formação.
Para Fábio, nova formação deixará a equipe mais compacta (Foto: Washington Alves/Light Press)
Para o camisa 1, o momento ruim do ataque pode ser explicado pela juventude dos jogadores do setor ofensivo, que estão tendo que assumir a responsabilidade de um time bicampeão brasileiro em má fase.
- São jogadores, a maioria, jovens, principalmente no setor ofensivo. São atletas que estão tendo uma oportunidade dentro de uma grande equipe, como Cruzeiro, que vem de duas conquistas. Gera muita cobrança. Tentamos conversar, passando tranquilidade. (Jogar contra o Sport) é um desafio difícil, mas podemos ir lá, fazer um bom jogo e trazer a vitória. Esse deve ser o pensamento de todos os jogadores no Recife.