Ex-jogador é presidente do americano Boston City
O investimento no futebol - ou soccer - dos Estados Unidos tem chamado atenção. O ex-jogador Palhinha, que brilhou com as camisas de São Paulo e Cruzeiro nos anos 90, é mais um que aposta no crescimento do esporte na terra do Tio Sam. Aposentado há 10 anos, ele se aventura atualmente como dirigente: é um dos gestores do recém-criado Boston City.
“Eu já estive à frente de alguns times como diretor, mas agora como presidente é diferente. Está tudo se saindo bem. Estou aprendendo bastante”, ressaltou Palhinha.
Morando nos Estados Unidos há quatro anos, Palhinha montou o Boston City em abril, em parceria com o empresário do ramo de restaurantes, Renato Valentim. O ex-jogador sonha em colocar a equipe na principal Liga de Futebol dos Estados Unidos, a Major League Soccer (MLS), mas sabe que para chegar no torneio é preciso passar por um longo caminho.
“Agora nossos objetivos são: estruturarmos e seguirmos o caminho natural, que é montar a academia e o time profissional. Vamos jogar uma Liga bem mais baixa, talvez seja a NPLS (National Premier League Soccer). Estamos esperando uma resposta de confirmação da liga", explicou.
O clube ainda não possui a própria estrutura e tem que alugar campos para treinamentos. Mas Palhinha destaca que tem tempo para fazer a estruturação da equipe.
“O bom que aqui você tem que procurar fazer tudo direito e te dão tempo pra fazer. Tudo é programado uns seis meses antes e você tem tempo de se organizar. O campeonato do profissional para nós só começará em maio do ano que vem. Então, dá tempo de se ajustar”.
Ex-jogador teve passagens marcantes por São Paulo e Cruzeiro
Estruturação das categorias de base
Para que um clube tenha sucesso, Palhinha sabe que é importante ter uma boa estrutura nas categorias de base. Neste mês, a equipe Sub-17, formada em sua maioria por brasileiros filhos de americanos, disputou a Taça BH, mas foi eliminada na primeira fase da competição.
O resultado em campo é o que menos importa, por enquanto. Em fase de aprendizado, os garotos estão aproveitando bem o período na capital mineira. Nesta quarta-feira, por exemplo, eles estiveram na Toca da Raposa para acompanhar um treino dos profissionais do Cruzeiro . Entre várias fotos e autógrafos, olhares atentos para o campo.
“A principio, a gente sabia que a nível de resultados, seria difícil conseguir classificação. Mas já estava no planejamento. O objetivo era o aprendizado, verificar como funciona um futebol de verdade. Foi feito também um laboratório para que eles conhecem clubes do futebol brasileiro”, destacou Ademir Carvalho, que é chefe da delegação que está em BH e um dos cotados para assumir o time profissional do Boston City.
Jogadores das categorias de base do Boston City FC conheceram a Toca da Raposa