logo

29/7/2015 22:00

Sport alega cláusula contratual e Élber está fora do jogo diante do Cruzeiro

Vice-presidente rubro-negro, Arnaldo Barros, afirmou que acerto com o clube mineiro ocorreu antes da determinação da Fifa e, por isso, o Leão não poderá usar o atleta

Sport alega cláusula contratual e Élber está fora do jogo diante do Cruzeiro
Élber não enfrentará o Cruzeiro, neste domingo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

O Sport decidiu não escalar o meio-campo Élber na partida do próximo domingo, contra o Cruzeiro. Isso porque o Rubro-negro decidiu respeitar uma cláusula do contrato de empréstimo do atleta, que tem os direitos econômicos ligados ao clube mineiro. A prática foi proibida pela Fifa e incorporada ao Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol em janeiro.

No entanto, o vice-presidente do Leão, Arnaldo Barros, afirmou que o acerto com o atleta é anterior à norma.

- Élber não jogará. O contrato dele conosco é do dia 1 de janeiro de 2015 e existe essa cláusula proibitiva de ele enfrentar o Cruzeiro. A determinação da Fifa data do dia 13 de janeiro e é posterior.

Ainda de acordo com o dirigente do Leão, o regulamento da CBF, consta um artigo dizendo que o contrato que foi firmado antes da determinação, deve ser cumprido.

- O artigo 33, que é o que estabelece essa decisão, tira os contratos que tenham sido estabelecidos antes do dia 13 e é o caso de Élber. O contrato não pode ser renovado nesses termos, mas tem vigência para este ano.

Além da questão contratual, Élber teria que superar problemas físicos para poder ser relacionado. Depois de uma cirurgia no joelho direito, ele participou dos últimos três jogos do Sport e reclamou de dores musculares no começo desta semana. O meia sequer participou dos treinamentos da terça e da quarta-feira.

Entenda o caso

Até o ano passado, os clubes colocavam em contratos de empréstimos cláusulas que proibiam os atletas de atuarem contra suas equipes de origem. A Fifa combateu a prática e baixou a determinação deste tipo de acerto nesta temporada. Tentando driblar a norma, alguns clubes optaram manter o impedimento, mesmo sem colocá-los nos contratos. O chamado “acordo de cavalheiros”. Manobra que fez com que o STJD abrisse uma investigação na última semana para verificar como estavam sendo feitos esses tratos informais e ameaçou punição para os envolvidos.

O próprio Sport está sendo investigado por não ter escalado o atacante André contra o Atlético-MG, seu clube de origem. O contrato de André com o Leão foi feito depois do dia 13 de janeiro.

Diante da possibilidade de ser punido, o Sport começou a semana bastante cauteloso quanto ao caso de Élber. Em entrevista ao GloboEsporte.com na última segunda-feira, o executivo de futebol do clube, Nei Pandolfo, se mostrou em dúvida se Élber seria escalado ou não e afirmou que discutiria a questão com o Cruzeiro.

9966 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Tombense

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 -
1 X 1
Cruzeiro
Sao Paulo