22/7/2015 11:58
Reposição ou recall?
Para suprir a saída de destaques do bicampeonato brasileiro, o Cruzeiro contratou 17 jogadores em 2015, mas, na virada do semestre, apenas quatro deles são titulares
Fabrício é o dono atual da lateral esquerda, que teve Egídio como um dos destaques celestes nos dois anos anteriores. Posição chegou a ser de Mena antes de o chileno ir para a Copa América
A janela de transferências internacionais se encerrou ontem sem o Cruzeiro contratar reforços no exterior, como pretendia. A torcida talvez não tenha tanto a lamentar, pois, mesmo que a diretoria tivesse conseguido, não seria garantia de time mais forte no segundo semestre. Ainda mais que, no primeiro, os erros na contratação de reforços foram maiores do que os acertos. Dos 17 jogadores que chegaram à Toca da Raposa em 2015, apenas quatro (23,5%) são hoje titulares: o lateral-esquerdo Fabrício, os armadores Marcos Vinícius e De Arrascaeta e o atacante Joel. Entre os demais, há quem seja terceira opção – caso do lateral-direito Fabiano, que pode atuar também de zagueiro –, quem já deixou o clube, como os atacantes Riascos e Henrique Dourado, e quem treine separadamente (o volante chileno Felipe Seymour).
Dos quatro, apenas De Arrascaeta é titular desde que chegou. Fabrício herdou a posição que foi ocupada por Mena no primeiro semestre, antes de o chileno ir defender a Seleção do seu país na Copa América. Marcos Vinícius e Joel ganharam espaço nos últimos jogos. Tão baixo índice de aproveitamento evidencia a falha nas reposições. Ao perder atletas de destaque nos dois títulos brasileiros consecutivos, como o lateral-esquerdo Egídio, o volante Lucas Silva e os armadores Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, entre outros, a Raposa buscou tanto experientes, como o volante Willians, quanto promessas, como o lateral-esquerdo Pará e os armadores Marcos Vinícius e Gabriel Xavier.
O número de contratados neste ano escalados de início já foi maior. Sob a direção de Marcelo Oliveira, e mesmo nos primeiros dias com Vanderlei Luxemburgo, Willians e o atacante Leandro Damião foram titulares absolutos, mas caíram de produção e hoje amargam a reserva. Os últimos a chegar ainda são incógnitas. Enquanto Marinho vem tendo algum destaque, Vinícius Araújo só jogou cerca de 15 minutos contra o Goiás, em sua reestreia com a camisa celeste.
Diante das dificuldades do mercado e consciente de que só mesmo um grande nome poderia mudar imediatamente a situação celeste na temporada, o presidente Gilvan de Pinho Tavares descartou na semana passada novas contratações. E disse que só as fará caso surja boa oportunidade. “Se achar um parceiro que queria colocar um grande jogador no Cruzeiro, posso fazer sacrifício e bancar parte do salário. Mas fazer aventura, para trazer jogador com prazo da validade vencido, nessa situação que o país e o nosso futebol atravessam, não faremos”, declarou.
O próprio Luxemburgo já havia se preparado para isso. Em mais de uma oportunidade ele deixou claro que estava pronto para fazer a equipe encaixar com os jogadores à disposição. Até o momento, porém, o desempenho é muito irregular. Em 10 jogos com o treinador, foram cinco vitórias, quatro derrotas e o empate de domingo, em casa, com o Avaí. O time está na metade de baixo da classificação do Brasileiro.
Para melhorar os números, o técnico aposta na volta dos contundidos, como Alisson, que não joga desde abril, e Gabriel Xavier, que está retornando de contusão, e no crescimento de jovens como Marcos Vinícius e o próprio Marinho, que estão aproveitando as chances. “Temos jogadores que ainda estão se adaptando, alguns ganhando experiência como titular, outros que acabaram de chegar. Temos de continuar trabalhando”, afirmou o treinador.
HORÁRIO INTEGRAL Depois de dois dias de folga, os jogadores do Cruzeiro se reapresentam hoje. Haverá treino em dois períodos, na preparação para a partida contra o São Paulo, domingo, às 16h, no Morumbi. Em São Paulo, Luxemburgo não contará com o camaronês Joel, que sofreu contusão muscular na coxa direita.
ESTRELADAS...
NOVO DIRETOR
Ex-Flamengo e atualmente no comando das categorias de base do Vasco, Isaías Tinoco deve ser anunciado hoje como novo diretor de futebol do Cruzeiro. Ele, que já trabalhou com o técnico Vanderlei Luxemburgo, chega com a missão de substituir Alexandre Mattos, que deixou o clube em dezembro e está no Palmeiras. Uma das principais reclamações da torcida é que a Raposa não teve agilidade e força suficientes para contratar os reforços esperados.
TRANSFERÊNCIA DESCARTADA
Nos planos do Al Sharjah, equipe dos Emirados Árabes dirigida pelo brasileiro Paulo Bonamigo, o atacante Marquinhos recusou a oferta. Mesmo com valores muito superiores ao que recebe no Cruzeiro, ele preferiu permanecer no Brasil, para ficar perto da família, que mora no Sul da Bahia.
DE SAÍDA
O diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa, está deixando o cargo. Ele recebeu proposta do Fluminense para assumir, entre outras atribuições, a missão de incrementar o programa de sócio-torcedor do tricolor carioca, que no domingo apresentou Ronaldinho Gaúcho. Enquanto o clube celeste tem quase 72 mil sócios, o Flu conta com 34 mil.
1005 visitas - Fonte: Superesportes