22/7/2015 08:35
Com janela fechada e brasileiros no limite de jogos, Cruzeiro fica sem prometido meia em 2015
Desde que vendeu Everton, Gilvan prometeu acerto com armador em várias ocasiões
Gilvan de Pinho Tavares promete a contratação de um meia-armador desde que vendeu Everton Ribeiro
Embora tenha prometido ao longo do primeiro semestre, o Cruzeiro acumulou insucessos na busca por um meia-armador para substituir Everton Ribeiro, negociado com o Al Ahli, dos Emirados Árabes, no início do ano. Nessa terça-feira, a janela de transferências do exterior foi encerrada e o clube não conseguiu anunciar a tão prometida peça, ainda que tenha contratado o jovem uruguaio De Arrascaeta e Gabriel Xavier, então promessa da Portuguesa.
Além deles, o clube celeste mostrou atenção ao mercado interno e acertou com Fabrício e Willians, do Inter, Mena e Leandro Damião, do Santos, e mais recentemente Marinho, do Ceará. Pelo tão sonhado meia, no entanto, Gilvan de Pinho Tavares não teve sucesso nas negociações com Palmeiras, por Valdívia, e Santos, por Robinho e Lucas Lima.
Hoje, com o limite de seis jogos para transferência no mercado interno, os grandes jogadores das equipes brasileiras não podem mais defender o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, impedindo eventual transferência.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, na última semana, o mandatário cruzeirense mudou o discurso e culpou a crise econômica mundial bem como o momento que vive o futebol brasileiro como pontos cruciais para o insucesso das grandes negociações. Já nesta ocasião, Givan descartou fazer qualquer contratação sem suporte de possíveis parceiros interessados em investir no clube.
“Se achar um parceiro que queria colocar um grande jogador no Cruzeiro, posso fazer esse sacrifício na parte de salário, para bancar só salário. Mas fazer aventura, para trazer jogador com prazo da validade vencido, nessa situação que o país e o nosso futebol atravessam, não faremos essa aventura”, afirmou o presidente celeste na última quinta-feira.
Durante o primeiro semestre, no entanto, a diretoria do Cruzeiro adotou postura diferente. Em pelo menos dez ocasiões, noticiadas pelo Superesportes, a diretoria do clube prometeu que contrataria o camisa 10 de destaque para a temporada de 2015. Recentemente, a diretoria adotou como padrão não falar sobre negociações em andamento. O objetivo é, justamente, evitar criar expectativa na torcida.
Confira a cronologia (clique nas datas para relembrar o contexto das declarações):
28/01/2015 – Gilvan de Pinho Tavares: “Estamos negociando com outro atleta para o meio de campo, uma negociação mais rápida, um atleta de nível para jogar no Cruzeiro e que o Marcelo (Oliveira) gostou muito. Então, pode sair dentro de poucos dias a negociação deste tipo”
09/02/2015 – Gilvan de Pinho Tavares: “Ainda não acertamos com o meia que fará a função do Everton Ribeiro no time. Não é fácil de achar. Nome, nós temos. Temos ido atrás, insistido, mas não temos tido sucesso nessa negociação. Os parceiros, que detêm percentual maior desse atleta, insistem junto com o Cruzeiro para trazê-lo para nosso clube, mas ainda não conseguimos isso. Temos esperança ainda de que isso de concretize”
11/02/2015 – Gilvan de Pinho Tavares: "Houve sondagem a respeito do Wagner, como está havendo sondagem a respeito de outro meia, mas pode estar certo que nesta semana a gente decide este meia que virá para o Cruzeiro para ser inscrito para a Libertadores”
12/02/2015 – Gilvan de Pinho Tavares: "Estamos no aguardo de mais um companheiro para o meio de campo, porque dividindo a atenção fica mais fácil de enfrentar os adversários. Nós vamos achar esse meia que a torcida está pedindo tanto. A torcida pode confiar. Virá um do agrado da torcida, tenho certeza"
17/02/2015 – Valdir Barbosa: “O tempo para inscrição na Libertadores está se esgotando, mas no futebol a gente nunca pode dizer que está fechado para vendas ou contratações. Pode surgir alguma situação no futuro que nos interesse e podemos inscrever novos jogadores a partir das oitavas de final”
29/04/2015 – Benecy Queiroz: “Se você não conseguir até segunda-feira, fatalmente você não consegue incluí-lo. Se você não conseguir, efetivamente você tem que buscar na semifinal da Libertadores, quando você consegue substituir cinco jogadores”
28/05/2015 – Valdir Barbosa: “Vários jogadores foram contratados nesse início de ano. O problema é que tentamos trazer dois jogadores de muito peso. Tivemos uma situação praticamente acertada, mas o clube que tem os diretos federativos optou por não vendê-lo. Hoje, você tem dificuldade de trazer jogadores de destaque. A chegada de jogadores é natural. Existe período de entra e sai, aqui também vai acontecer”
07/06/2015 – Valdir Barbosa: “Daqui a alguns dias, a gente vai trazer alguma coisa positiva. O Vanderlei tem participado ativamente dessas indicações, tem aberto uma gama de jogadores que a gente pode, como alternativa, buscar, então a coisa está ficando mais fácil”
17/06/2015 – Valdir Barbosa: "Estamos tentando, trabalhando, esperando o momento. A janela europeia está sendo aberta agora, dia 22 (de junho), para chegarem de jogadores de lá para cá. E temos a Copa América em andamento. A maioria dos jogadores que disputam a competição espera até o final do mês para tomar alguma decisão. Então vamos aguardar. Mas, vêm reforços”
26/06/2015 – Valdir Barbosa: “Nossa intenção é essa, de trazer jogadores de bom quilate, para disputar qualquer competição que o Cruzeiro estiver. Agora, aparecem mais oportunidades, porque a janela está aberta. Vamos aguardar mais alguns dias"
03/07/2015 - Valdir Barbosa: “Já falei que nós temos tido contatos com Vanderlei Luxemburgo pelo menos em dois períodos do dia, sempre analisando nomes que podem vir. O Cruzeiro não vai contratar jogadores só por contratar. Estive com o presidente Gilvan nesta sexta e a mesma linguagem está sendo dita. O torcedor quer antecipação. Tudo acontecerá na hora certa. O mercado estava fechado. Muitos nomes foram sugeridos, alguns colocados como negociação, mas não eram. Não faremos abertura de nomes, porque isso atrapalha. Mas, o Cruzeiro terá mais reforços”
7800 visitas - Fonte: Superesportes