Fotos: Fred Magno/Light Press
Com um gol do meia Marcos Vinícius no primeiro tempo, o Cruzeiro saiu na frente, teve várias outras chances para ampliar o marcador, mas acabou surpreendido no segundo tempo e empatou com o Avaí em 1 x 1, na noite deste domingo, no Mineirão, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, a Raposa caiu uma posição, agora ocupa a 12ª colocação e tentará retomar o caminho das vitórias contra o São Paulo, no próximo domingo, às 16h, no Morumbi.
Estreando o novo uniforme 3, lançado na última sexta-feira nas redes sociais do Clube, o Cruzeiro começou o jogo com muita intensidade, pressionando o adversário em busca da quarta vitória dentro de casa.
Até os dez minutos iniciais, a Raposa chegou com perigo próximo do gol do Avaí três vezes, após boas movimentações do setor ofensivo da equipe. Mas, aos 13, em jogada individual, o meia Marcos Vinícius finalmente abriu o marcador. Marcou um golaço, batendo no canto esquerdo de Vagner. Cruzeiro 1 x 0.
O Maior de Minas não diminuiu o ritmo e se manteve no ataque, atrás do segundo gol, que quase saiu em um chute cruzado de Marinho. A bola desviou em Jéssi e saiu à linha de fundo.
Aos 30, o atacante camaronês Joel deixou o campo com dor na coxa e foi substituído por Leandro Damião.
O Maior de Minas seguiu dominando completamente a partida e poderia ter ido para o intervalo com o placar mais favorável, especialmente por causa de Marinho.
Recém-contratado ao Ceará e com outra grande apresentação, Marinho arriscou mais uma vez fora da área, após passe de De Arrascaeta, mas a finalização saiu à direita do gol, raspando a trave.
Segundo tempo
A etapa final começou como a inicial, com o time cinco estrelas buscando o ataque e o Avaí se segurando atrás e tentando surpreender a Raposa nos contra-ataques, como fez Everton Silva, que só não marcou por causa de grande defesa de Fábio.
Aos 13, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez a segunda alteração na equipe mineira, com a entrada do atacante Willian no lugar do meia De Arrascaeta. Com muito mais posse de bola, o Cruzeiro quase fez o segundo, em mais um chute de Marinho que Vagner defendeu.
Em outro contra-ataque, o Avaí deu novamente trabalho a Fábio, que fez outra importante defesa, desta vez em chute forte de Eduardo Neto.
Aos 24, o treinador cinco estrelas mexeu pela última vez e colocou em campo Gabriel Xavier na vaga de Marcos Vinícius. O Cruzeiro mandava no jogo e se aproximava cada vez mais do segundo gol, como tentaram Henrique e Charles, ambos de fora da área e para fora.
Mas, aos 36 veio o castigo. André Lima recebeu passe preciso de Tauã e chutou na saída de Fábio, sem chance alguma para o goleiro celeste, empatando a partida. 1 x 1.
A Raposa rapidamente se refez do golpe, voltou a buscar o ataque e, dois minutos depois, por muito pouco não fez o segundo. Em outra grande jogada individual, Marinho teve tudo para recolocar a Raposa à frente no marcador, mas a bola caprichosamente saiu à linha de fundo.
O Maior de Minas seguiu pressionando, empurrou o adversário todo para a defesa, mas não foi o suficiente para quebrar a retranca do Avaí e garantir a quarta vitória dentro de casa.
CRUZEIRO 1 X 1 AVAÍ
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 19/07/2015 (domingo)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Jailson Macedo Freitas-BA (ESP-2)
Gols: Marcos Vinícius, aos 13 min. do 1º tempo; André Lima, aos 36 min. do 2º tempo
Público: 13.860 pagantes
Renda: R$ 491.690,00
Cruzeiro
Fábio; Ceará, Manoel, Paulo André e Fabrício; Charles, Henrique, De Arrascaeta (Willian) e Marcos Vinicius (Gabriel Xavier); Marinho e Joel (Leandro Damião)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Avaí
Vagner; Nino Paraíba, Jéci, Emerson e Romário; Renan, Eduardo Neto (Tinga), Renan Oliveira e Tauã; Romulo (Everton Silva) e William (André Lima)
Técnico: Gilson Kleina
Cartões amarelos: Marinho (Cruzeiro); Romário (Avaí)