Mineirão é o palco do duelo entre Cruzeiro e Avaí (Foto: Reprodução/Premiere)
Cruzeiro e Avaí têm muito em comum neste Campeonato Brasileiro. Os dois times, que se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 14ª rodada, fazem campanhas parecidas, com a mesma pontuação, irregularidade semelhante e vêm de vitória na última rodada. Os mineiros venceram o Goiás por 1 a 0, em Belo Horizonte, e os catarinenses bateram a Chapecoense por 2 a 1, em Florianópolis. Há uma diferença, entretanto, que pode ter peso importante na partida entre os dois. Enquanto o Cruzeiro não tem a mesma força dentro de casa que teve nas duas últimas temporadas, o Avaí tem sido um visitante chato, com bons resultados e apresentações.
Vanderlei Luxemburgo aposta num ataque renovado para melhorar o desempenho no Mineirão, que é apenas regular em 2015. Marcos Vinícius tem 20 anos, Joel e Arrascaeta têm 21, e Marinho, o mais velho da turma, tem 25. O quarteto funcionou bem na última partida e foi responsável por colocar Marquinhos, Leandro Damião e Willian no banco. Apesar disso, os homens de frente precisam mostrar serviço, porque, com apenas 12 gols em 13 rodadas, o Cruzeiro tem seu pior começo ofensivo desde 2003, ano em que os pontos corridos foram instituídos no Brasileirão.
Voltar a ser perigoso fora de casa é o que deseja o Avaí neste domingo. A equipe catarinense venceu Goiás e Coritiba longe da torcida e tirou pontos do São Paulo, mas os últimos resultados não foram animadores. O triunfo sobre a Chapecoense, no último final de semana, parece ter sido a injeção de ânimo necessária para que o Leão da Ilha voltasse a acreditar, e o técnico Gilson Kleina armou a equipe pensando em ser efetivo na marcação, mas perigoso nos contra-ataques.
O apito fica a cargo do baiano Jailson Macedo Freitas, que será auxiliado pelos conterrâneos Elicarlos Franco de Oliveira e José Carlos Oliveira dos Santos. O SporTV transmite a partida para todo o Brasil (menos MG) e o Premiere também (com Rogério Corrêa e Bob Faria). O GloboEsporte.com acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
Cruzeiro: Sem mistérios, Vanderlei Luxemburgo divulgou o time durante a semana. É quase o mesmo que venceu o Goiás, semana passada. A única mudança é a entrada de Paulo André no lugar de Léo. O time joga com: Fábio; Ceará, Manoel, Paulo André e Fabrício; Charles, Henrique, Arrascaeta e Marcos Vinícius; Marinho e Joel.
Avaí: Sem Roberto, suspenso, Gilson Kleina retomou o esquema 4-4-2, tem a importante volta de Nino Paraíba, mas manteve o mistério no meio. O Leão deve ir a campo com: Vagner; Nino Paraíba, Jéci, Emerson e Romário; Renan, Eduardo Neto, Tinga (Everton Silva ou Tauã) e Renan Oliveira; Romulo e William.
Cruzeiro: O Cruzeiro não tem jogadores suspensos. No departamento médico estão os zagueiros Bruno Rodrigo e Dedé, o volante Willian Farias, o meia Júlio Baptista e o atacante Judivan. O meia Alisson já foi liberado do DM, mas ainda apura o condicionamento físico.
Avaí: Marquinhos, com uma inflamação no joelho, e Anderson Lopes, com estiramento muscular, estão entregues ao departamento médico. Roberto, suspenso pelo terceiro amarelo, também é desfalque.
Cruzeiro: Charles, Fabrício, Marcos Vinícius, Mayke e Pará
Avaí: Rômulo e Vágner