logo

18/7/2015 08:12

Benjamin Button: mesclado, Cruzeiro começa 'velho' e termina jovem

Média de idade da parte defensiva do time celeste é alta, mas do meio para frente, Raposa tem formação jovem e rápida

Benjamin Button: mesclado, Cruzeiro começa velho e termina jovem
Cruzeiro aposta na mescla entre juventude e experiência (Foto: GloboEsporte.com)

Talvez você não conheça, mas Benjamin Button é um personagem de ficção, que nasce com aparência e características de idoso e, com o passar dos anos, vai rejuvenescendo. A história rendeu um filme, protagonizado por Brad Pitt, e foi baseada no conto do americano Francis Scott Fitzgerald, lançado em 1921. De certa forma, o time do Cruzeiro também nasce “velho” e vai ficando mais novo. Desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo, o treinador tem promovido algumas mudanças na equipe titular que, coincidência ou não, diminui a média de idade do meio para frente no time celeste.

Vamos dividir a equipe do Cruzeiro em dois setores. O defensivo reúne goleiros, laterais, zagueiros e volantes. Composta por Fábio, Ceará, Paulo André, Manoel, Fabrício, Henrique e Charles, a média de idade desta parte do time é de cerca de 30 anos. O setor ofensivo, formado pelos meias e atacantes, é bem mais "nova", com média de aproximadamente 21 anos. Marcos Vinícius, Arrascaeta, Marinho e Joel compõe a parte jovem do time.
O treinador Vanderlei Luxemburgo explicou que a titularidade não é um estado definitivo. Vai haver, sempre, uma alternância entre os 11 iniciais, de acordo com o mérito. O comandante celeste destacou a importância de ter uma equipe equilibrada, mesclando experiência e juventude.
Tirando estes jogadores, momentaneamente, o elenco é isto, com juventude e experiência. O importante é isto, o time está começando a tomar um desenho, o grupo está começando a ter uma filosofia que é todo mundo dentro do esquema.
Vanderlei Luxemburgo
- Tirando estes jogadores, momentaneamente, o elenco é isto, com juventude e experiência. O importante é isto, o time está começando a tomar um desenho, o grupo está começando a ter uma filosofia que é todo mundo dentro do esquema. Então é isto, às vezes, você sofre um pouco agora, mas você vai avançar no sentido de formar um elenco. E não que você vai ter um elenco já com a experiência de ter disputado um Brasileiro. Às vezes, é preciso entender que você perde aqui, preparando a base para o ano que vem.
Você pode estar se perguntando: esta história de time experiente na defesa e jovem no ataque só pode ser coincidência. Mas desde a chegada de Luxa, algumas mudanças promovidas nos setores, vão na mesma direção desta característica do time. O treinador sacou Mayke, de 22 anos, para colocar Ceará, 13 anos mais velho. Pará, de 19 anos, também perdeu a vaga na lateral-esquerda para Fabrício, que tem 28.
Do meio para frente, Leandro Damião, Marquinhos e Willian, com 25, 25 e 28 anos, respectivamente, perderam espaço. No lugar destes, entraram Marinho, Marcos Vinícius e Joel, todos mais jovens.


Marcos Vinícius e Joel são dois dos jovens jogadores do setor ofensivo do Cruzeiro (Foto: Gil Leonardi / Light Press)


O camaronês Joel desbancou Leandro Damião e ganhou a vaga de titular no jogo contra o Goiás. O atacante de 21 anos fez o gol da vitória diante do time esmeraldino e vai começar jogando contra o Avaí, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Joel acredita que a relação dos jogadores pela idade é importante, já que os mais experientes podem orientar os mais jovens.

- Eu acho que, independente da relação da idade, a maioria (dos jovens jogadores) já jogaram em outros times. Uma ajuda que podemos ter é no grito: ‘Fecha ali’, ‘Vai pra lá’. Essas orientações ajudam sempre, independente da idade.

O filme de Benjamin Button recebeu 13 nomeações para o Oscar de 2008, inclusive para o de melhor filme. O Cruzeiro não tem pretensão de levar nenhuma estatueta, mas deixaria Vanderlei Luxemburgo muito contente com uma alavancada no Campeonato Brasileiro, que fosse premiada com uma vaga na Libertadores ou, até mesmo, a briga pelo tricampeonato nacional consecutivo.

981 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Tombense

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 -
1 X 1
Cruzeiro
Sao Paulo