Sonho antigo dos participantes, a Copa Sul-Minas vem ganhando corpo com o passar do tempo. Nesta quinta-feira, no Estádio Couto Pereira, clubes discutirão novamente a ideia de retomar o torneio regional em breve.
“Estamos estudando, construindo o modelo. Vão surgir sugestões na reunião. O importante é que ele seja lucrativo e atrativo. A CBF é até simpática à ideia. Depois de elaborado o projeto, vamos pedir apoio para implantá-lo”, afirmou Rogério Bacellar, presidente coxa-branca, ao jornal Gazeta do Povo.
Insatisfeitos com os Estaduais, que não dão lucro aos times, as equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais buscam outra fórmula para ter um calendário melhor no primeiro semestre. Flamengo e Fluminense, do Rio de Janeiro, também estão interessados e um representante tricolor estará em Curitiba.
Assim, o Coritiba “ocupou” o posicionamento do Atlético-PR nas negociações e decidiu agir. No estádio coxa-branca, os principais clubes dos Estados e o presidente da Federação Catarinense de Futebol , Delfim Pádua Peixoto Filho, vão tentar definir a competição. Internacional e Grêmio, também interessados, não poderão comparecer no encontro.
A ideia inicial é de ter oito times fixos (Atlético-PR, Coritiba, Cruzeiro, Atlético-MG , Inter, Grêmio e mais dois de SC a definir). Outros quatro clubes participarão da Sul-Minas através dos títulos nos Estaduais de sua região do ano anterior. O projeto é que o torneio comece já em 2016.
O período a ser disputado também não está definido e, provavelmente, acontecerá junto com as competições estaduais. “Depende de negociação, mas poderíamos abrir mão das cotas de televisão (do Paranaense) para times do interior a fim de dar mais subsídios para eles – e nós jogaríamos com um time alternativo. Tudo isso vamos estudar como viabilizar”, completou o mandatário alviverde.
Copa Sul-Minas
Depois de uma edição única da Copa Sul, em 1999, vencida pelo Grêmio em cima do Paraná Clube , a Copa Sul-Minas foi disputada entre 2000 e 2002, com domínio de equipes mineiras: América-MG foi campeão em 2000, enquanto Cruzeiro venceu nos anos seguintes.