Fábio, goleiro do Cruzeiro (Foto: Marcelo Regua / Light Press / Cruzeiro)
A campanha do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de 2015 está abaixo dos padrões do clube. Desde que o sistema de pontos corridos foi instituído na competição, em 2003, a Raposa faturou três das 12 edições disputadas e terminou entre os quatro primeiros em outras três oportunidades. Este ano, com 13 rodadas jogadas, o Cruzeiro é apenas o 11º colocado, com aproveitamento de 41% dos pontos, com cinco vitórias, um empate e sete derrotas. Com 12 gols marcados, o ataque cruzeirense é o 12º melhor da competição, com média de 0,92 por jogo. Mas nem tudo é motivo de preocupação. Vazada 11 vezes, a defesa é a terceira melhor do Brasileirão, atrás apenas de Corinthians (oito gols sofridos) e Palmeiras (nove), ao lado de Fluminense e à frente do líder e rival cruzeirense, o Atlético-MG (12).
O sistema defensivo de Vanderlei Luxemburgo vem funcionando bem. Desde que o treinador carioca assumiu o clube, foram nove jogos, e o Cruzeiro só levou seis gols - média de 0,67 por partida. Se Luxa ainda busca a melhor formação para o meio e para o ataque, a defesa já tem uma base. Das nove vezes em que o treinador dirigiu o time, o goleiro Fábio e o zagueiro Manoel foram titulares em todas elas. Mayke também participou de todas, mas foi titular em oito.
Manoel comemora a boa fase. O zagueiro afirma que está trabalhando muito para se manter entre os titulares e poder contribuir para os bons números da defesa azul.
- Primeiramente, estou muito feliz por estar sempre sendo lembrado. Tem que fazer mais ainda para ajudar meus companheiros, mais ainda para continuar como titular. Quero continuar jogando e ajudando o time.
O zagueiro cruzeirense elogia o goleiro Fábio, seu companheiro em todas as partidas de Luxa. Para Manoel, o capitão é um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho defensivo do Cruzeiro.
- Estou tendo oportunidade, estou bem dentro de campo, confiante. Quando o cara tem uma sequência boa, os companheiros vêm trabalhando forte. O Fábio é um capitão que fala bastante. Espero manter esse bom nível de futebol.
Manoel destaca a força da defesa do Cruzeiro durante o Campeonato Brasileiro (Foto: Gabriel Duarte)
O fato de Luxemburgo ter mantido apenas dois jogadores na formação inicial, durante os nove jogos em que esteve a frente do time, é considerado normal por Manoel. O zagueiro acredita que o técnico está trabalhando para achar a maneira perfeita para o time atuar.
- Ele está procurando a equipe ideal. Durante os treinamentos, todos vêm se dedicando bastante e todos tendo oportunidade. Joel entrou bem, nos ajudou. Marinho também nos ajudou. Arrascaeta marcou muito. Nós precisamos de todo mundo para ajudar.