Vanderlei Luxemburgo tem elenco inchado, mas aguarda a chegada de reforços no Cruzeiro (Foto: GloboEsporte.com
Com pouco mais de um mês no comando do time celeste, Vanderlei Luxemburgo deve contar, nos próximos dias, com mais de 40 jogadores em seu elenco. Após um começo irregular de Campeonato Brasileiro, o treinador vem expandindo o grupo cruzeirense que conta, neste momento, com 39 jogadores. A possível chegada do armador Cícero e dos volantes Felipe Melo e Uillian Correia fará este número subir para 42.
Os três nomes comentados, se confirmados, vão elevar o número de reforços do Cruzeiro na temporada para 20. O atual plantel celeste reúne quatro goleiros, cinco laterais, sete zagueiros, sete volantes, cinco meias e dez atacantes. Luxa terá, mais do que nunca, que procurar soluções, nem que para isso tenha que se desfazer de alguns jogadores.
O GloboEsporte.com fez uma análise de todos os reforços contratados pela diretoria celeste para a temporada. Confira:
Arrascaeta cresceu de rendimento nos últimos jogos (Foto: Washington Alves/Light Pres)
Fabrício
Contratado após polêmica com a torcida do Internacional, o lateral vem bem no Cruzeiro. Eficaz no apoio, Fabrício tem aparecido com qualidade no setor ofensivo e não vem comprometendo defensivamente.
Willians
Substituto de Lucas Silva, o volante é o principal “ladrão” de bolas do Cruzeiro. Mesmo sendo visto mais como um marcador, Willians tem se arriscado em lançamentos e subidas ao ataque. Tem mantido uma boa média de atuações.
Gabriel Xavier
Com dribles envolventes e muita velocidade, o meia virou xodó da torcida. Foi uma aposta da diretoria que promete crescer ainda mais com a camisa azul.
Arrascaeta
Cercado por muita expectativa, o uruguaio ainda oscila no Cruzeiro. Mas, ao longo da temporada, o meia já fez ótimas exibições pelo time e vem se adaptando ao futebol brasileiro.
Leandro Damião
Desacreditado, Leandro Damião chegou ao Cruzeiro mostrando serviço e se tornou o artilheiro do Campeonato Mineiro, com 12 gols. Pelo Brasileirão, o centroavante não vem tão bem, mas ainda assim, é o goleador da equipe na temporada, com 15 gols.
Mena atuou 18 vezes pelo Cruzeiro neste ano (Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)
Paulo André
Com prestígio no início temporada, Paulo André foi mal em alguns clássicos contra o Atlético-MG e em jogos da Libertadores. Experiente, o jogador ainda tem crédito e vem se recuperando com a camisa celeste.
Mena
Não é unanimidade no Cruzeiro, mas o lateral chileno, que foi campeão da Copa América, já mostrou que pode ser importante para a equipe, principalmente em jogos fora de casa, devido às suas qualidades defensivas.
Joel
Apesar das críticas e dos poucos gols, o atacante camaronês vem evoluindo e já é o titular da posição no ataque cruzeirense.
Atacante Marinho chegou e mostrou disposição em campo (Foto: Washington Alves/Light Pres)
Fabiano
Destaque da Chapecoense no Brasileirão do ano passado, Fabiano não foi bem quando jogou no Cruzeiro. No entanto, o jogador ainda não teve a sequência que precisa no time titular.
Pará
Mesmo caso de Fabiano. Muito jovem, o lateral ainda tem muito a evoluir, mas deve encontrar dificuldades para atuar entre os 11 iniciais.
Marinho
Recém-contratado, o atacante vem apagando, aos poucos, a entrevista hilária que concedeu na época em que jogou pelo Ceará. Muito veloz e habilidoso, o jogador deu vida nova ao lado direito da Raposa.
Vinícius Araújo
Assim como Marinho, chegou recentemente à Toca da Raposa. O centroavante não foi bem em sua passagem pela Europa e espera reviver seu primeiro ano pelo Cruzeiro, quando apareceu como uma promessa no clube.
Vice-artilheiro em 2014, Henrique Dourado está devendo (Foto: Fablicio Rodrigues/Light Press)
Gílson
O lateral retornou de empréstimo, após fazer uma boa temporada pelo América-MG, na Série B do ano passado. Quando utilizado no Cruzeiro, porém, Gílson não convenceu e seu viu preterido logo que Fabrício foi contratado. Foi emprestado para a Ponte Preta.
Henrique Dourado
Vice-artilheiro do Brasileirão ano passado, com 16 gols, Henrique chegou para fazer sombra a Leandro Damião, mas não chegou nem perto. Apenas um gol na temporada e atuações abaixo da média.
Seymour treina separado do elenco na Toca da Raposa II (Foto: GloboEsporte.com)
Seymour
Contratado para aumentar a “pegada” no meio de campo, Seymour jogou apenas quatro vezes e já treina separado do elenco principal.
Riascos
Teve a sua contratação reprovada por grande parte da torcida pelo episódio da perda do pênalti contra o Atlético-MG, pelo Tijuana, na Libertadores de 2013. Foi a maior parte do tempo reserva e fez apenas quatro jogos, sem marcar gols. Foi emprestado ao Vasco.
Douglas Grolli
Mesmo contratado em fevereiro deste ano, o zagueiro ainda não atuou pelo Cruzeiro. Apesar da troca de treinadores na Raposa, o jogador chegou, no máximo, a ser escalado no banco de reservas. Torcida ainda aguarda para conhecer Douglas Grolli.