logo

11/7/2015 12:34

Vai mexer de novo...

Em seu nono jogo à frente do Cruzeiro, Luxemburgo mais uma vez vai mudar a escalação. Contusões, suspensões e opções técnicas impedem o treinador de encontrar o time ideal

Vai mexer de novo...
Em seu nono jogo à frente do Cruzeiro, Luxemburgo mais uma vez vai mudar a escalação

No cargo há 38 dias, Vanderlei Luxemburgo ainda não conseguiu fazer o Cruzeiro reencontrar o melhor futebol. Apesar das diversas tentativas, inclusive de treinar um time e escalar outro, como ocorreu na derrota para o Fluminense por 1 a 0, quinta-feira, no Maracanã, o treinador segue procurando a equipe ideal, usando formações diferentes em cada uma das oito partidas em que comandou a Raposa, por contusões, suspensões ou opção técnica. Isso vai se repetir amanhã, às 16h, no Mineirão, diante do Goiás, porque o zagueiro Paulo André e o volante Willians receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão.

As constantes mudanças ajudam a explicar a instabilidade celeste. Depois de três vitórias consecutivas logo que chegou, entre elas no clássico com o Atlético, no Independência, a equipe amargou três derrotas seguidas, obteve um sobre o Atlético-PR e voltou a perder, para o Flu. O aproveitamento é de apenas 50%, muito distante do necessário para brigar pelo título, como deseja o torcedor cruzeirense, mas insuficiente para tirar o otimismo do técnico.

“Estamos ajeitando as coisas, o time está ganhando corpo. Temos jogadores voltando. Neste fim de semana, provavelmente teremos o Vinícius Araújo e o Gabriel Xavier à disposição. Daqui a pouco, talvez na próxima semana, vou ter o Alisson. Em um mês e meio, Dedé poderá voltar. Então, temos uma perspectiva boa”, argumentou Luxa, referindo-se a atletas que se recuperam de contusão ou aprimoram a forma física.

Será bom que eles consigam dar a consistência que tem faltado ao Cruzeiro não apenas sob a batuta de Luxemburgo, mas desde o início do ano, com Marcelo Oliveira. Para isso, será importante definir um time e dar a ele padrão de jogo, o que não se vendo apesar da evolução destacada pelo treinador.

A favor dele está o tempo que terá para pôr em prática sua filosofia. Pelo menos até agosto, a Raposa jogará apenas uma vez por semana, abrindo espaço para treinos mais intensos e/ou específicos, importantes para a equipe render mais.

Entre os jogadores, a promessa é de reação. Todos dizem que o momento é de todos remarem para o mesmo lado, não havendo espaço para que insatisfações pessoais sejam levadas a público. O discurso é que a reação começará para valer diante do Goiás. “Independentemente de quem jogar, o importante é irmos fortes. Temos de voltar a jogar bem e vencer”, disse Joel, no desembarque da delegação em Confins, na tarde de ontem. O atacante camaronês foi titular contra o Atlético-PR e treinou no time principal durante a semana, mas perdendo o lugar para Leandro Damião, que havia cumprido suspensão. O mesmo ocorreu com Marquinhos em relação a Willian. Nem um deles, porém, quis polemizar. “Não fiquei surpreso em não ter sido escalado. Como bem diz o treinador, não é a imprensa que escala o time, mas ele”, declarou Joel.

Na chegada da delegação, os poucos torcedores no aeroporto apoiaram os jogadores e Luxemburgo, com quem posaram para fotos.

DESABAFO DO INTERINO

Se o Cruzeiro vem de derrota, o Goiás vem a BH animado pela goleada por 4 a 1 sobre o Santos, que o tirou da zona de rebaixamento. O ambiente, porém, ainda é tenso, principalmente depois da contratação do técnico Julinho Camargo. O cargo vinha sendo ocupado interinamente por Augusto César, que, por sinal, reclamou. “Desde o começo, a torcida demonstrou que gostava de mim e queria que eu ficasse. Isso foi importante para eu ter tranquilidade no trabalho. Lamento apenas não ter tido mais tempo para treinar o time. Gostaria de ficar e sei que tenho capacidade. Tenho bastante experiência. O time passou a fazer mais gols comigo. Com mais tempo, faria essa equipe crescer. Mas, infelizmente, alguns pensam que santo de casa não faz milagre”, desabafou Augusto, ex-lateral-esquerdo de Goiás, Botafogo, Corinthians e América.


Meio a meio com Luxa:

8 jogos
4 vitórias
4 derrotas
50% de aproveitamento
9 gols a favor
6 gols contra

A cada jogo, um time

3/6 1 x 0 Flamengo (Mineirão)
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Charles, Henrique, Marquinhos, Gabriel Xavier (Alisson) e Willian (Allano); Leandro Damião (Henrique Dourado)

6/6 3 x 1 Atlético (Independência)
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Willians, Charles, Marquinhos, Alisson (Gabriel Xavier, depois Allano) e Willian; Leandro Damião (Joel)

13/6 3 x 1 Vasco (São Januário)
Fábio; Mayke (Fabiano), Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Willians, Charles, Allano (Bruno Edgar), Marquinhos e Willian (Joel); Leandro Damião

21/6 0 x 1 Chapecoense (Mineirão)
Fábio; Mayke (Fabiano), Manoel, Bruno Rodrigo e Pará (Joel); Charles, Henrique (Bruno Edgar), Allano, Marquinhos e Willian; Leandro Damião

28/6 0 x 1 Coritiba (Couto Pereira)
Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Pará; Willians, Henrique, Allano (Marcos Vinícius), De Arrascaeta e Willian (Joel); Leandro Damião (Henrique Dourado)

1º/7 0 x 1 Grêmio (Arena Grêmio)
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Willians, Charles (Leo), Marquinhos (Allano), De Arrascaeta e Willian; Leandro Damião (Marcos Vinícius)

4/7 2 x 0 Atlético-PR (Mineirão)
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo (Paulo André) e Fabrício; Willians, Henrique, Marquinhos (Marinho), De Arrascaeta e Marcos Vinícius (Charles); Joel

9/7 0 x 1 Fluminense (Maracanã)
Fábio; Mayke (Ceará), Manoel, Paulo André e Fabrício; Willians, Henrique, Willian (Charles), Marcos Vinícius (Marinho) e De Arrascaeta; Leandro Damião

FALA, CRUZEIRENSE!
Como vê o início de trabalho de Luxemburgo?

“Acho que a culpa não é do Luxemburgo. A diretoria não contratou bons jogadores, e isso vem prejudicando as atuações do Cruzeiro e, consequentemente, do Vanderlei. Ele precisa de tempo para trabalhar, algo que também não fizeram com Marcelo Oliveira”
Antônio Gomes do Amaral, 59, taxista

“Vanderlei Luxemburgo está muito irregular, pois começou bem e agora vem caindo de rendimento. Mas a culpa não é só dele, mas também da diretoria e dos jogadores. É uma forma de administração errada”
José Geraldo, 58, contador

“Luxemburgo, com todo o respeito à carreira dele, eu considero um ex-técnico. Pois nos clubes por que passou não teve bom aproveitamento e no Cruzeiro ele está com reinício instável. Acho que terminaremos no meio da tabela”
Luigi Capone, 31, advogado

“É um recomeço ruim, mas que em longo prazo pode ser produtivo se a diretoria lhe der condições. Tem de trazer jogadores ofensivos e com qualidade, pois há muitos atletas no time, mas se juntar todos não dá um. Se não vier qualidade, pode trazer até o Pep Guardiola, que não dá certo”
Hugo José da Silva, 28, técnico eletrônico

7785 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro