Mena volta após título da Copa América e é opção contra o Goiás(Foto: Washington Alves/Light Press)
A briga por um lugar como titular da lateral esquerda promete esquentar. De fora da derrota para o Fluminense, por 1 a 0, na quinta-feira, o chileno Mena, campeão da Copa América no último sábado, volta a ser opção e disputará posição com Fabrício e Pará. Mas qual destes jogadores seria a melhor escolha para assumir a posição?
Em termos de aproveitamento, quem leva a vantagem é Pará, atualmente a última opção para a lateral. O jogador foi titular em todos os oito jogos pelo clube e acumulou quatro vitórias e quatro derrotas, contabilizando 66,6% de aproveitamento. O chileno Mena foi titular em 17 jogos, com oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas, 56,8% dos pontos disputados.
Das três opções, Fabrício tem o pior aproveitamento, 22,2%. O lateral foi escalado entre os onze iniciais seis vezes desde que chegou ao Cruzeiro, em abril, somando uma vitória, um empate e quatro derrotas pela Raposa.
Em termos defensivos, Mena leva a melhor. Com o chileno em campo, como titular, a Raposa tem uma média de 0,82 gols sofridos. Nas partidas que Pará foi titular, a média aumentou para 0,87. Com Fabrício, a média fica em um gol por jogo.
Fabrício foi o titular da lateral esquerda do Cruzeiro nos últimos jogos do Brasileiro (Foto: Washington Alves/Light Press)
O jogador, no entanto, supera seus companheiros no que se refere às investidas no campo de ataque. Tal questão se vê evidenciada pela quantidade de finalizações. Fabrício já finalizou nove vezes em seis jogos como titular, enquanto Mena, um jogador de características defensivas, chutou apenas quatro vezes em 17 jogos. Pará também não arriscou tanto, acumulando três arremates em oito partidas.
Pará teve o melhor aproveitamento entre os laterais (Foto: Washington Alves/Light Press)
- Sempre procuro aprimorar a marcação, mas não me escondo do jogo. Sempre que tiver a oportunidade de atacar, eu vou. Quando tiver a oportunidade vou aproveitar para dar passes e ajudar a equipe – destaca Fabrício.
Por falar em passes, os jogadores apresentam índices de acerto semelhantes. Mena lidera com 86,8%, seguido por Fabrício e Pará, com 84,5% e 83,1%, respectivamente. No entanto, naquele toque que consagra o lateral, a assistência, os números não são dos melhores. O lateral chileno acumula duas assistências e é o primeiro neste quesito, muito em razão da maior continuidade no time titular. Fabrício deu um passe para gol e Pará nenhum.
No próximo domingo, o Cruzeiro enfrenta o Goiás, no Mineirão, às 16h(de Brasília), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro e saberemos qual dos três jogadores será o preferido de Vanderlei Luxemburgo.