Arrascaeta comemora gol sobre Atlético-PR (Foto: Washington Alves/Light Pres)
Arrascaeta deu um show à parte no Mineirão, no 2 a 0 sobre o Atlético-PR, com direito a gol de primeira, assistência e até caneta. A boa atuação do meia garantiu uma subida meteórica no ranking - oito posições - do Troféu Gringo do Ano. Agora, o uruguaio já ocupa a segunda posição, com 5,08 de média, e começa a ameaçar a liderança de Dátolo (com 5,19 de média), que já está na ponta há 11 rodadas, mesmo sem vir jogando.
O atacante Cristaldo, que havia marcado nas últimas duas vitórias do Palmeiras, passou em branco no triunfo do Verdão sobre a Ponte Preta e, com isso, perdeu a vice-liderança conquistada na rodada #10. O argentino ocupa agora a quarta colocação, com 4,36 de média. O goleiro uruguaio Martín Silva, do Vasco, que vinha se mantendo na terceira colocação, e os atacantes colombianos Mendoza e Riascos, que o seguiam, ficaram para trás.
Vale lembrar que apesar de os jogos Atlético-MG 2 x 2 Santos e Figueirense 0 x 0 Internacional não terem contado pontos para o Cartola, o desempenho dos jogadores foi medido da mesma forma e vale para o Gringo.
Por conta disso, é necessário ressaltar que a premiação tem como base os critérios de pontuação do Cartola, não sendo mais possível afirmar que "o Troféu Gringo do Ano leva em conta a média de pontos conquistados no Cartola FC", já que a média de alguns deles no Gringo agora é diferente do fantasy. Jogos antecipados no Brasileirão acabam ficando fora do Cartola devido às necessidades de fechamento de mercado, que teria de ser feito com muita antecedência no caso dos jogos antecipados.
Abaixo, a lista com os estrangeiros que participaram de pelo menos 40% das rodadas disputadas na Série A do Campeonato Brasileiro.