Fotos: Guilherme Testa/ Light Press
O Cruzeiro entrou em campo na noite desta quarta-feira e foi superado pelo Grêmio, por 1 a 0, na Arena do adversário, em Porto Alegre-RS. O meio-campista Douglas fez o gol do duelo, de pênalti, aos 23 minutos do segundo tempo, em partida que foi válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após realizar dois jogos longe de seus domínios - contra gaúchos e curitibanos -, o Maior de Minas finalmente voltará a atuar em casa pelo certame nacional. No próximo sábado, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo receberá o Atlético-PR, às 21h, no Mineirão, pela 11ª rodada do Brasileirão.
O JOGO
A partida na capital do Rio Grande do sul começou quente, apesar da baixa temperatura que fazia no estado sulista. O time mandante do duelo não conseguia fazer a troca de passes para chegar ao ataque e a Raposa tentava assustar em rápidos contra-ataques. Os erros na finalização das jogadas e as roubadas de bola marcaram o início do confronto.
Os dois primeiros lances perigosos da noite foram realizados pelo Grêmio. Aos oito minutos, Douglas deu boa assistência para Luan, que tentou arrematar a gol, mas foi interceptado por Manoel. Quatro minutos mais tarde, Maicon acionou Pedro Rocha, que tocou para Marcelo Oliveira e este, dentro da área, concluiu para boa defesa de Fábio.
Nos instantes seguintes, a agremiação gremista continuava pressionando o Maior de Minas. Aos 17 minutos, após cruzamento vindo da direita, Luan pegou a sobra e chutou forte no centro da meta azul. Novamente apareceu a qualidade da muralha celeste, que se esticou todo para alcançar a bola e mandá-la a escanteio.
Depois desses lances, o tetracampeão brasileiro começou a se fazer mais presente no campo de ataque e, como consequência, diminuiu o ímpeto ofensivo da equipe gaúcha. Aos 28 minutos, o Clube Azul deu o primeiro susto na defensiva rival. A chance do time estrelado foi criada por Charles, que, da intermediária, acertou um belo chute no travessão de Marcelo Grohe.
Próximo ao término do primeiro tempo, o combate se manteve equilibrado. O Grêmio chegou perigosamente por duas vezes, uma com Pedro Rocha e outra com Luan. Já a esquadra cinco estrelas também teve duas oportunidades, uma com Bruno Rodrigo, de cabeça, e outra com Marquinhos, em finalização da meia-lua, mas ambas não foram capazes de superar Grohe.
2º TEMPO
No intervalo da partida, Vanderlei Luxemburgo sacou Leandro Damião e Marquinhos, tendo colocado Allano e Marcos Vinicius em seus lugares. Apesar das alterações terem deixado a equipe com mais velocidade no campo ofensivo, foram os gremistas que tiveram a primeira grande chance da segunda etapa. Com apenas um minuto, Fábio fez mais uma excelente após chute forte de Luan.
Aos sete minutos, a Raposa respondeu. Depois de uma falha do lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, o meia-atacante Allano arriscou de primeira. A conclusão passou rente à trave de Grohe. Na sequência, Manoel tabelou com Marcos Vinicius e também finalizou perigosamente à direita do gol defendido por Grohe.
Já aos 18 minutos começou novamente uma série de milagres de Fábio. O primeiro aconteceu em uma defesa de dois tempos, uma com a mão e outra com os pés, após arremate de Luan. No lance seguinte, o goleiro azul voltou a defender outra conclusão de Luan e, no rebote, espalmou mais uma finalização de Maicon.
De tanto insistir, o Grêmio fez o primeiro gol da noite. Aos 23 minutos, Luan recebeu dentro da grande área e foi bloqueado por Bruno Rodrigo. O árbitro interpretou a interceptação como faltosa e assinalou pênalti. Na cobrança, Douglas deslocou o arqueiro estrelado e inaugurou o marcador na Arena. Grêmio 1 x 0.
Aos 37 minutos, Allano arriscou de longa distância e Grohe defendeu sem dificuldades. No minuto seguinte, Marcelo Oliveira fez boa jogada individual, chutou de perna direita e Fábio mandou para a linha de fundo.
Com o final do jogo se aproximando, o goleiro da Raposa fez bela intervenção em cobrança de falta de Luan, enquanto Willian se esticou todo para tentar aproveitar cruzamento feito por Marcos Vinicius, mas não alcançou e desperdiçou a última oportunidade da esquadra celeste na partida.
GRÊMIO 1 x 0 CRUZEIRO
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 01/07/2015 (quarta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Público: 22.517 pagantes
Renda: R$ 673.287,00
Gol: Douglas, aos 23 minutos do segundo tempo.
Grêmio:
Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Geromel e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Douglas (Edinho) e Giuliano; Luan e Pedro Rocha (Braian Rodrigues)
Técnico: Roger Machado
Cruzeiro:
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Willians, Charles (Léo), Marquinhos (Marcos Vinicius) e Arrascaeta; Willian e Leandro Damião (Allano)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões amarelos: Luan, Maicon, Walace, Geromel e Galhardo (Grêmio); Leandro Damião, Bruno Rodrigo, Willians, Willian, Marcos Vinicius e Mayke (Cruzeiro)