30/6/2015 14:39
Em busca de recuperação, Cruzeiro visita Grêmio embalado na Arena
Grêmio e Cruzeiro chegam para o confronto desta quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre, em momentos absolutamente opostos, e de certa forma surpreendentes. Afinal, o Tricolor Gaúcho, que começou o ano com um discurso de humildade e austeridade financeira, vem empilhando vitórias, e pode até mesmo assumir a liderança do Campeonato Brasileiro caso ganhe mais uma vez. Já os mineiros, que iniciaram a temporada embalados pelo bicampeonato nacional, ainda não se encontraram. Poucos apostariam que chegaria à 10ª rodada do torneio deste ano na modesta 13ª colocação, com 10 pontos, sete atrás dos gaúchos.
Depois de começar a temporada e o Brasileirão sob desconfiança da torcida, o Grêmio definitivamente vive dias de paz. Muito forte dentro da Arena, onde não perde desde fevereiro, o Tricolor precisava vencer fora de casa para confirmar sua boa fase. O triunfo veio no último sábado, em Florianópolis, sobre o Avaí. A vitória por 2 a 1, construída nos primeiros 10 minutos de jogo, deixou os comandados de Roger Machado com 17 pontos, em 5º lugar, mas com a mesma pontuação do vice-líder Atlético-MG.
"Vencer fora, para nós que desejamos estar nessa altura da tabela, é importante. Os três pontos nos levaram ao G4. Fazer o jogo que fizemos eu considero algo muito importante", disse o técnico Roger Machado, após a partida na Ressacada. O novo técnico assumiu o Grêmio na 4ª rodada, em 11º lugar. Em seis jogos, seu aproveitamento é de 72,2%, o melhor de um técnico do clube na era dos pontos corridos ao lado de Celso Roth, em 2008, ano em que a equipe foi vice-campeã nacional.
Caso derrote o Cruzeiro, o Grêmio pode não apenas liderar o Brasileiro como também definir sua melhor arrancada desde a adoção dos pontos corridos como fórmula. Em 2008 e 2012, nos primeiros dez jogos, a equipe gaúcha obteve 18 pontos. Se vencer o jogo desta quarta, chegará a 20.
Roger terá retornos importantes para encarar o bicampeão brasileiro. O goleiro Marcelo Grohe está de volta após servir o Brasil na Copa América. Nas laterais, Galhardo e Marcelo Oliveira retornam depois de cumprirem suspensão. Tiago, Lucas Ramon e Marcelo Hermes, titulares diante do Avaí, voltam para o banco de reservas. O desfalque da vez é o atacante Yuri Mamute, suspenso.
A era Luxemburgo começou em grande estilo no Cruzeiro, com a Raposa vencendo três partidas seguidas, inclusive, o clássico contra o arquirrival Atlético-MG, mas depois a equipe perdeu rendimento e já soma duas derrotas em sequência. Para não perder contato com os primeiros colocados, os mineiros apostam em bom resultado contra os gaúchos.
Para isso, o treinador cruzeirense poderá contar com o retorno do zagueiro Bruno Rodrigo, que cumpriu suspensão contra o Coritiba. Assim, Paulo André deve perder o lugar na equipe. Além da volta do defensor, Luxemburgo terá os reforços do volante Charles, recuperado de uma lesão, e do lateral esquerdo Fabrício, que depois de um mês parado retorna ao time.
Charles deve ser titular no lugar de Henrique, que recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão. Já Fabrício não deve começar o jogo devido o longo período de inatividade, deixando Pará no time. Gripado, o atacante Marquinhos segue como dúvida e Eurico se apresentou a Seleção Brasileira que disputará os jogos Pan-Americanos e será desfalque do Cruzeiro.
"Perdemos o Henrique pelo terceiro cartão amarelo e o Eurico para a seleção, mas estamos ganhando os reforços do Fabrício e possivelmente o do Charles, então quem for escalado pelo professor vai tentar dar o seu máximo para ajudar o Cruzeiro a sair com a vitória de Porto Alegre, que é o nosso objetivo" disse o zagueiro Bruno Rodrigo.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CRUZEIRO
Local: Estádio Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 1º de julho de 2015, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Carlos Nogueira Júnior (SP) e Daniel da Silva Andrade (DF)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas; Luan e Pedro Rocha
Técnico: Roger Machado
CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Willians, Charles, Allano e De Arrascaeta (Marquinhos); Willian e Leandro Damião
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
906 visitas - Fonte: Yahoo!