Vanderlei Luxemburgo divide o Brasileirão em módulos (Foto: Maurício Paulucci)
O Brasileirão tem 38 rodadas, certo? Não para Luxemburgo. No Cruzeiro, o treinador desenvolveu um novo sistema: dividiu a competição nacional em minitorneios, cada um com quatro rodadas. Ele assumiu o Cruzeiro na quinta rodada e já disputou um módulo – ficou em terceiro lugar, com três vitórias e uma derrota. Daqui para frente serão mais 30 rodadas. Ou seja, mais sete “brasileirinhos” de quatro rodadas (sobram duas rodadas), que o treinador quer conquistar. No final, o prêmio maior: o verdadeiro título do Campeonato Brasileiro.
Luxa explica porque decidiu dividir o Brasileirão em módulos de quatro rodadas. Ele acredita que o time deve buscar um bom percentual, em cada um destes períodos do Campeonato.
- Dividimos em blocos porque estamos querendo buscar percentual. Três semanas trabalhando já, trabalhando forte. Se vai ganhar ou perder, é outra história. Uma pena que ainda tenhamos jogadores no departamento médico.
Vanderlei Luxemburgo chegou ao Cruzeiro na quinta rodada do Brasileirão. O treinador obteve sucesso em seu primeiro Brasileirão de quatro rodadas. Foram três vitórias (Flamengo, Atlético-MG e Vasco) e uma derrota, para a Chapecoense, no Mineirão. Nove pontos foram conquistados, e neste minicampeonato o Cruzeiro terminaria em terceiro lugar, ao lado do Grêmio, atrás apenas de Sport e São Paulo, que somaram dez pontos.
No primeiro minicampeonato à frente do Cruzeiro, o aproveitamento foi bom: 75%. A Raposa foi campeã brasileira (na competição tradicional, com 38 rodadas) em 2014, com 70,2%, e em 2013, com 66,7% de aproveitamento. O treinador celeste teve duas semanas cheias para treinar o time do Cruzeiro. E é com esta preparação mais apurada que o comandante vai buscar o primeiro “título brasileiro” na temporada.
- Como já treinei a equipe por duas semanas e já atingimos o percentual que queríamos, está dentro de uma situação boa por conquista de espaço. Essa vai ser uma boa oportunidade para a gente poder mostrar a nossa força.
Conseguimos duas vitórias fora de casa, contra o Atlético no Independência e o Vasco no Rio de Janeiro. Vamos tentar uma vitória contra o Coritiba.
O próximo minibrasileirão de Luxa não será fácil. Três jogos fora de casa e apenas um no Mineirão. O próximo desafio é justamente contra o Coxa, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Couto Pereira. Depois o Cruzeiro encara o Grêmio, em Porto Alegre. O jogo contra o Atlético-PR será no Mineirão. Para encerrar, o time celeste, viaja ao Rio de Janeiro, para enfrentar o Fluminense, no Maracanã.
Vanderlei Luxemburgo espera vitória contra o Coritba, no Couto Pereira (Foto: Gualter Naves / Light Press)