logo

25/6/2015 18:13

Um ano inesquecível neste século: Cruzeiro

Nesta série, PLACAR traz um ano inesquecível neste século para cada um dos 12 grandes clubes brasileiros

Um ano inesquecível neste século: Cruzeiro
Cruzeiro foi campeão de tudo em 2003 | Crédito: Divulgação

O ano de 2003 do Cruzeiro começou ainda em 2002. Já com o Campeonato Brasileiro iniciado, o Cruzeiro trouxe o treinador Vanderlei Luxemburgo, que estava no Palmeiras, pensando já na temporada 2003. Em 2002, o time chegou perto de se classificar para a segunda fase do Brasileiro, mas acabou ficando de fora. Assim, os planos eram para 2003.

E 2003 começou com uma goleada por 8 x 2 no Araxá, em amistoso. Tudo indicava que o ano cruzeirense seria incrível. No Mineiro, o clube começou com seis vitórias consecutivas, incluindo a vitória de 4 x 2 contra o Atlético-MG. Além disso, o clube chegou a sete vitórias oficiais seguidas ao vencer a primeira partida da Copa do Brasil contra o Rio Branco-ES, no Espírito Santo, por 4 x 2, evitando o jogo da volta.

O Campeonato Mineiro daquele ano foi por pontos corridos. E pela ótima campanha, o Cruzeiro foi campeão com facilidade, no dia 16 de março, há duas rodadas do fim, com goleada de 4 x 0 sobre o URT, em Patos de Minas. A Raposa terminou o torneio com 10 vitórias e dois empates em 12 partidas, em campanha invicta no primeiro título da tríplice coroa.

Aristizábal foi um dos heróis do ataque cruzeirense, que fez 102 gols no Brasileiro | Crédito: Eugênio Sávio

Com Alex organizando o meio de campo da equipe, o clube estreou no Campeonato Brasileiro, que seria disputado em pontos corridos pela primeira vez na história. Com campanha impecável, o clube terminou as 46 rodadas com 100 pontos, 13 a mais que o vice-campeão Cruzeiro. O ataque do clube superou a marca dos 100 gols: Foram 102. O título veio há três rodadas do fim, com vitória de 2 x 1 sobre o Paysandu no Mineirão, com gols de Zinho e Mota. Contudo, os jogos que definiram o título foram contra o Santos, que acabou como vice-campeão.

Esse foi o terceiro dos três títulos do clube naquele ano. O segundo havia sido conquistado no meio de ano. O Cruzeiro passou na primeira fase pelo Rio Branco-ES e depois Coríntians-RN, com empate no Nordeste e goleada de 7 x 0 em Minas Gerais. Nas oitavas de final, duas vitporias contra o Vila Nova-GO.

Nas quartas de final, empate e vitória sobre o Vasco. Na semifinal, novas duas vitórias contra o Goiás. Na decisão, empate em 1 x 1 no Rio de Janeiro contra o Flamengo, graças a um gol flamenguista aos 48 do segundo tempo. No Mineirão, vitória de 3 x 1 dos mineiros, que foram novamente campeões invictos.

Com isso, o Cruzeiro terminou o ano com apenas oito derrotas, todas no Campeonato Brasileiro daquele ano. Na Sul-americana aquele ano, o clube foi eliminado sem perder, pelo saldo de gols.

GRANDE FORÇA
Planejamento iniciado em 2002: O Cruzeiro começou a se montar em 2002. O clube montou sua estrutura um ano antes, com o técnico Luxemburgo chegando no início do Brasileiro daquele ano, mas pensando em 2003. Assim, a temporada 2003 foi mais fácil para o time minero.

PERSONAGEM
Alex:
O capitão e craque da equipe, comandou o meio de campo do time naquele ano. Fez seus gols, deu assistências e liderou o Cruzeiro no ano perfeito, conquistando a tríplice coroa e entrando de vez no hall de ídolos do clube.

Alex foi o maestro do time do Cruzeiro | Crédito: Eugênio Sávio

GRANDE JOGO
11/06/2003 - Cruzeiro 3 x 1 Flamengo: O ano estava apenas na metade e o Cruzeiro já conquistava seu segundo título. A Copa do Brasil tirou pressão do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, que estava no começo. A conquista invicta na Copa do Brasil veio numa magistral partida do time mineiro em casa, abrindo 3 x 0 no primeiro tempo e controlando o jogo.

Em 2003, na decisão da Copa do Brasil, Cruzeiro venceu o Flamengo e foi campeão do torneio | Crédito: PAULO FONSECA/Revista Placar 

TÍTULOS
- Campeonato Mineiro
- Copa do Brasil
- Campeonato Brasileiro

Alex comemora o título brasileiro e a tríplice coroa do Cruzeiro em 2003 | Crédito: EUGENIO SAVIO 

CAMPANHA
71 jogos, 50 vitórias, 13 empates e 8 derrotas - 168 gols pró e 67 gols contra - 76,5% de aproveitamento

4542 visitas - Fonte: Placar




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro