Em 2014, o Cruzeiro bateu o Coritiba, no Couto Pereira, por 2 a 1 (Foto: Divulgação/Coritiba)
A derrota para a Chapecoense por 1 a 0, no último domingo, no Mineirão, marcou o primeiro revés do Cruzeiro sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. O pior foi os três pontos perdidos dentro de casa. Agora, o time celeste tem dois compromissos fora de Belo Horizonte, contra Coritiba e Grêmio, e vai ter que tentar se recuperar nos domínios adversários.
Para isso, a equipe cruzeirense se espelha no feito conquistado pelo time no Brasileiro do ano passado, quando venceu o Coritiba, no Couto Pereira, na 24ª rodada da competição, e o Grêmio, na Arena do Grêmio, na 35ª rodada, pelo mesmo placar, 2 a 1. Na partida diante do clube gaúcho, o triunfo celeste deixou o time mineiro ainda mais próximo do título que se confirmaria mais tarde naquele ano.
Zagueiro Léo foi titular na vitória sobre o Grêmio no ano passado (Foto: Valdir Friolin / Press Digital
Em 2015, Coritiba e Grêmio vivem situações semelhantes a que viveram na última temporada. Embora a competição esteja ainda no início, o Coxa briga na parte de baixo da tabela, enquanto o Grêmio almeja uma vaga no G-4. Quem vive uma situação bem diferente é o Cruzeiro. Atualmente na 11ª posição, venceu apenas duas das quatro partidas que disputou fora de casa.
O zagueiro Léo reconhece que a missão de voltar a pontuar fora de casa não é nada fácil, porém, acredita que o Cruzeiro seja capaz de voltar do sul com pontos importantes na bagagem.
- São duas pedreiras. Jogos difíceis, fora de casa. Mas temos condições de imprimir o ritmo de jogo e conquistar as vitórias nesses jogos fora ou, pelo menos, conseguir a maior pontuação possível.
Retrospecto
Nos confrontos entre Cruzeiro e Coritiba pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem se mostrado um visitante indigesto. Das 21 vezes que se encontraram no sul do país, a Raposa venceu oito, empatou sete, e perdeu seis partidas. Contra o Grêmio, o histórico é bem diferente. Nos 26 confrontos entre as equipes no Brasileiro, tendo o time gaúcho como mandante, o clube mineiro
venceu apenas cinco jogos, empatou nove, e perdeu doze.
A partida contra o Coritiba está marcada para domingo, às 16h (de Brasília), no Couto Pereira. O jogo diante do Grêmio é na quarta-feira, dia 1º, às 22h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.