Luxemburgo tem sofrido com a ausência de peças ofensivas (Foto: Washington Alves/Light Press)
A fraca atuação diante da Chapecoense, na derrota por 1 a 0, domingo, no Mineirão, deixou claro que o Cruzeiro realmente precisa de um homem com habilidade para criar as jogadas e organizar o time ofensivamente. A situação vem desde o começo do ano, já que o clube busca um camisa 10, desde a saída de Éverton Ribeiro para o futebol árabe. O problema, no entanto, foi agravado nos últimos dias, com a ausência de peças importantes do elenco que cumprem bem a função. Tanto que o técnico Vanderlei Luxemburgo lamentou o baixo poder de fogo da equipe, logo após a partida contra a equipe catarinense.
- Faltou um pouco mais de habilidade, um pouco mais de criatividade, um pouco mais de drible, para poder furar a defesa. Nós fomos burocráticos.
Cinco homens de criação estão fora de combate ou à disposição das seleções de seus países, o que pesou para o Cruzeiro no confronto do último domingo. Alisson e Gabriel Xavier sofreram lesões parecidas durante o clássico contra o Atlético-MG, no último dia 6, no Independência. Ambos tiveram contraturas musculares na coxa direita e, desde então, seguem no departamento médico. A falta dos dois foi lembrada por Luxa, no domingo.
Gabriel Xavier está lesionado e Arrascaeta segue a serviço do Uruguai na Copa América (Foto: GloboEsporte.com)
- Temos jogadores que poderiam entrar e mudar o jogo. O Gabriel Xavier dá uma rabiscada. O Alisson faz falta, ele também dá uma rabiscada. Em um jogo fechado, você tem que ter jogadores como esses, que dão um drible, que enxerguem uma metida de bola. Isso é um fato. Quando você vai propor o jogo, você precisa de jogadores para isso.
Arrascaeta está com a seleção uruguaia, disputando a Copa América, no Chile. O meia, apesar de ainda não ter atingido o máximo de seu potencial, já fez cinco gols em 20 jogos e teve momentos de brilho com a camisa do Cruzeiro. Ele também está fazendo falta.
Sequência de Alisson tem sido interrompida por lesões consecutivas (Foto: Reprodução/ SporTV)
Outra ausência sentida é a do atacante Judivan. Ele disputou o Mundial Sub-20 com a seleção brasileira, na Nova Zelândia, mas voltou para casa mais cedo após sofrer entrada violenta do uruguaio Maurício Lemos, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo do atacante. O jovem jogador será operado na próxima sexta-feira e só volta a jogar em 2016.
Marcos Vinícius completa a lista de jogadores fora de combate. O meia, que subiu para o profissional este ano e já disputou três partidas, poderia ser uma opção para Luxemburgo, mas duas lesões musculares em sequência, na coxa direita, deixaram o armador no DM por dois meses. Ele já está liberado e pode entrar nos próximos jogos.
Alisson e Gabriel Xavier seguem em tratamento. O Cruzeiro não informa quando os dois serão liberados do departamento médico. Arrascaeta volta para a Toca da Raposa II, assim que o Uruguai for eliminado da Copa América, o que pode acontecer ainda esta semana. Nesta quarta, a Celeste Olímpica enfrenta o anfitrião Chile, pelas quartas de final. Se a equipe uruguaia for até a final, marcada para o dia 4 de julho, o meia fica fora mais 12 dias, pelo menos.