22/6/2015 07:55
Luxemburgo vê pressão excessiva e confia em ascensão do Cruzeiro com retorno de jogadores
Treinador aponta exagero em cobranças e espera que diretoria não se apavore
Luxa: "Imagine se não contratarmos ninguém, mas eu conseguir reforços com esses jogadores voltando"
Vanderlei Luxemburgo sofreu, nesse domingo, sua primeira derrota desde o retorno ao Cruzeiro. Após o revés diante da Chapecoense, por 1 a 0, a torcida protestou no Mineirão. Para o treinador, no futebol brasileiro, as cobranças têm sido excessivas depois de resultados negativos.
“Existe impaciência grande no futebol brasileiro com tudo, com técnico, jogador e derrota. Estão massificando como se não existisse resultado negativo. É uma impaciência, uma pressão. Estão esquecendo que o campeonato vai até dezembro. O dirigente tem de entender que a crítica vai sempre chegar. Existe uma coisa muito forte, com jogador, time, dirigente e técnico, uma pressão muito maior que há um tempo atrás”, analisou.
Luxa citou o processo de reformulação do Cruzeiro desde a conquista do bicampeonato nacional em 2013 e 2014. Diante das cobranças da torcida, o treinador espera que a diretoria não se “apavore”.
“Temos de saber o que queremos na competição. Numa equipe bicampeã, a pressão é muito maior. E é uma equipe que fez uma mudança. O Cruzeiro não é diferente do Corinthians, que passou por reformulação. No futebol, existe planejamento para um objetivo. O Cruzeiro ganhou e teve necessidade de vender. Agora tem de ver reposições a fazer, e não se apavorar pelas cobranças da torcida”, disse.
Desde o início da temporada, a diretoria do Cruzeiro promete reforços para o restante da temporada. A contratação de um meia segue como uma das prioridades do presidente Gilvan de Pinho Tavares. Porém, Luxemburgo afirma que os dirigentes não podem ser culpados se as circunstâncias de mercado apresentarem obstáculos na busca por contratações.
“Falei que o Cruzeiro passa por uma reformulação. Ajustes, vou ficar devendo, porque isso é assunto interno. Nós temos de trabalhar e ver o que pode ser feito ou não. Alguma coisa tem de ser feita, mas você pode querer fazer alguma coisa e o mercado não permitir. Não vamos colocar a culpa em ninguém se não trouxer reforços”, destacou o treinador.
Expectativa de evolução
Enquanto a diretoria tenta cumprir as promessas por contratações, Vanderlei Luxemburgo aposta no fortalecimento da equipe com jogadores que já fazem parte do elenco. No departamento médico, o Cruzeiro tem os meias Gabriel Xavier e Alisson e o lateral-esquerdo Fabrício. Já o meia De Arrascaeta e o lateral-esquerdo Mena defendem as seleções uruguaia e chilena, respectivamente, na Copa América. As quartas de final da competição serão disputadas no meio desta semana.
“Temos jogadores na seleção chilena e na uruguaia. Temos jogadores machucados. Imagine se não contratarmos ninguém, mas eu conseguir reforços com esses jogadores voltando. Não tem de jogar culpa em ninguém. Temos de saber o que estamos fazendo. Jogo com o Pará (na lateral esquerda), mas não tenho o lateral da Seleção Chilena e o Fabrício. Tenho calma, acho que caminhamos bem”, ponderou.
1287 visitas - Fonte: Superesportes