20/6/2015 12:35
Arsenal antirretranca
Luxemburgo aproveitou a semana de preparação para ensaiar estratégias capazes de superar o esperado esquema defensivo da Chapecoense e vencer pela 4ª vez seguida
Vanderlei Luxemburgo aproveitou a semana para ensaiar situações para furar o bloqueio adversário
O Cruzeiro já toma suas precauções para enfrentar a esperada retranca da Chapecoense neste domingo, às 11h, no Mineirão, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Vanderlei Luxemburgo aproveitou a semana para ajustar a equipe celeste e ensaiar situações para furar o bloqueio adversário e, ao mesmo tempo, não ser surpreendido no contra-ataque. Se mantém o esquema 4-2-3-1 do antecessor Marcelo Oliveira, o atual técnico vem exigindo marcação forte já no campo adversário, com o trio de armadores pelo menos dificultando o avanço dos catarinenses. A exigência vale até para o atacante Leandro Damião. Já os laterais Mayke e Pará e os volantes Henrique e Charles têm a incumbência de pegar a sobra das bolas disputadas na frente, filtrando-as para que não cheguem aos zagueiros e ao goleiro Fábio. Ontem no início da noite, já eram 28.111 os ingressos garantidos, incluindo as quatro categorias de sócios-torcedores com direito a entradas.
Os jogadores prometem seguir as orientações do chefe, mesmo que signifiquem carga extra de trabalho. “Luxemburgo exige bastante a marcação da saída de bola adversária, uma coisa importante. Estamos trabalhando bastante para que tudo saia como a gente quer”, afirma Marquinhos, que pela segunda vez atuará centralizado, função normalmente entregue a De Arrascaeta, que disputa a Copa América pela Seleção Uruguaia.
Segundo Marquinhos, o treinador preparou bem a equipe, que não se limitará apenas a marcar a saída de bola adversária. A intenção é ser agressiva sempre que tiver a bola, não dando chance aos catarinenses. “Ele quer que a gente erre o menos possível lá na frente”, comenta o camisa 30. Henrique concorda. Apesar das broncas de Luxemburgo, muitas vezes acompanhadas de palavrões, o volante acredita que seja o caminho para o Cruzeiro ampliar a sequência positiva com a quarta vitória consecutiva. “Tem de ser assim: o que você faz nos treinos repete nos jogos.”
No treino que comandou ontem à tarde, na Toca da Raposa, o técnico voltou a exigir muito dos comandados, tanto defensiva quanto ofensivamente. Até mesmo Fábio recebeu orientações especiais, principalmente nos escanteios ou faltas laterais para o adversário. No fim, o grupo ensaiou jogadas e aprimorou finalizações.
LATERAL EM CAMPO
A novidade foi Mayke, que passou a semana toda tratando de inflamação no calcanhar direito. O lateral-direito confessou ainda sentir incômodo, mas acha que terá plenas condições de atuar amanhã. Como os companheiros, ele elogia o novo treinador. “Vanderlei é muito tático. Pede muita marcação e que a equipe saiba o momento certo de atacar, não saia de qualquer jeito.”
Com a volta de Mayke e de Henrique, recuperado de pancada no dorso do pé direito, o time ficou definido com Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Henrique, Charles, Allano, Marquinhos e Willian; Leandro Damião. O volante Willians, que recebeu o terceiro cartão amarelo, cumpre suspensão.
O ADVERSÁRIO
Catarinenses com cinco no meio
Com três derrotas nas últimas quatro rodadas, a Chapecoense vem a Belo Horizonte para tentar, no mínimo, segurar o Cruzeiro. O técnico Vinícius Eutrópio confirmou a volta do zagueiro Vílson, livre de suspensão, e a entrada do armador Camilo, no lugar do atacante Ananias, que não pode atuar por pertencer à Raposa. Edmílson será o único no ataque. “Essa mudança nos dá mais posse de bola. Diminui um pouco a velocidade na transição, mas ganha passo a passo, metro a metro. A tendência é fazer um jogo equilibrado”, afirmou o treinador, mineiro de Mutum. Time provável: Danilo; Apodi, Rafael Lima, Vílson e Dêner; Elicarlos, Gil, Bruno Silva, Wagner e Camilo; Edmílson.
1338 visitas - Fonte: Superesportes