Thiago Madureira /Superesportes
Nos últimos dias, Luiz Fernando, 21 anos, e Valdívia, 22, foram contratados pelo Cruzeiro. Em comum, além de promessas do futebol nordestino, os jovens jogadores são agenciados pela Gênio Sport, de propriedade de Genivaldo Santos.
No futebol há quase 20 anos, o olheiro é influente no futebol nordestino e no Sul do país. De acordo com um repórter do Diário Catarinense, Genivaldo Santos era figura forte nos bastidores em Santa Catarina, mas perdeu espaço nos últimos anos. Ele agora tem intensificado a presença de sua empresa no Nordeste.
Nesta temporada, além dos dois recém-contratados, Genivaldo também participou da contratação do defensor Douglas Grolli pelo Cruzeiro. Nas redes sociais, ele mostra bastante proximidade com alguns atletas celestes. O agente aparece em várias imagens ao lado de Henrique Dourado, Leandro Damião e Fabiano.
Em contato com a reportagem, Genivaldo Santos explica sua atuação no mercado. "Faço mapeamento de jogadores. Não sou empresário. Descubro as grandes promessas do futebol brasileiro. Rodo o país inteiro fazendo esse trabalho. Já recebi prêmio de melhor olheiro do Brasil, inclusive", diz. "Esse é o futuro dos clubes. É o que essa diretoria do Cruzeiro está fazendo. Enquanto os clubes pagarem fortunas a jogadores medianos, vão continuar falidos. O futuro é trabalhar a base e descobrir jogadores no mercado", observa. Questionado sobre sua remuneração, ele se esquivou e mudou de assunto.
A página da Gênio Sport na internet informa que “são 16 caça-talentos em todo o Brasil analisando jogadores de 13 a 18 anos. Somos um grupo investidor e temos diversas parcerias com grandes atletas e clubes”. A empresa relata que também faz trabalho de assessoria esportiva.
Genivaldo Santos posta imagens em seu perfil nas redes sociais com vários jogadores do Cruzeiro
O Cruzeiro diz que não há nenhuma parceria com a Gênio Sport. Segundo o supervisor de futebol Benecy Queiroz, o clube avaliou as indicações antes de fechar negócio. O clube considerou interessante o custo benefício do investimento feito.
“Não fizemos parceria. O Cruzeiro não faz parceria com empresários, nem olheiros, nem agentes. Eles (Luiz Fernando e Valdívia) foram oferecidos, foram observados, e o presidente aceitou as condições”, esclareceu Benecy.
As contratações de Luiz Fernando e Valdívia fazem parte de uma nova política do clube. Sob a gestão do presidente Gilvan de Pinho Tavares, o Cruzeiro tem investido com mais frequência em jogadores jovens para desenvolvê-los na Toca da Raposa.
Segundo o clube, Luiz Fernando e Valdívia não serão aproveitados no profissional neste primeiro momento.