19/6/2015 09:34
Hora do Plano C
Sem titulares e reservas imediatos para as laterais, Vanderlei Luxemburgo aposta em Fabiano e Pará para enfrentar a Chapecoense. O primeiro reencontrará ex-time
Fabiano repassou ao grupo celeste informações sobre equipe catarinense
O Cruzeiro deve ir para o embate com a Chapecoense, domingo, com as laterais desfalcadas, inclusive dos reservas imediatos. Além de não ter Mayke, que está com inflamação no calcanhar direito, na direita, o técnico Vanderlei Luxemburgo também não poderá contar com Mena, que disputa a Copa América pela Seleção Chilena, e Fabrício ( com lesão muscular na coxa direita), na esquerda. Para completar, o lateral-direito Ceará iniciou ontem o treinamento com bola e ainda não tem condições de jogar 90 minutos. Assim, a equipe vai a campo com Fabiano no setor direito da defesa, enquanto Pará está mantido na esquerda.
Escalar esses atletas, que chegaram este ano à Toca da Raposa e que têm 11 e sete jogos, respectivamente, não parece preocupar o técnico Vanderlei Luxemburgo. O treinador tem exigido bastante de ambos nos treinamentos, como ocorreu ontem, cobrando tanto postura defensiva quanto ofensiva.
No que depender deles, não só o comandante, mas também os torcedores podem ficar tranquilos. A intenção é ajudar o Cruzeiro a ampliar a sequência positiva, conquistando a quarta vitória seguida. “Temos de manter a sequência de vitórias, ainda mais jogando em casa, diante do nosso torcedor. Vamos em busca destes três pontos”, diz Fabiano, de 23 anos, que se sente pronto para entrar, ainda que aguarde a confirmação da escalação. “Torço pela recuperação do Mayke, que vinha bem. Mas o importante é que está todo mundo está treinando bem esta semana e apto a fazer um grande jogo.”
Ele foi formado na Chapecoense, onde se destacou. Em uma partida contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil de 2012, marcou gol no jogo de volta, em Sete Lagoas, mas não impediu que a Raposa virasse para 4 a 1, avançando às oitavas de final.
Apesar da identificação que tem com o clube catarinense, pelo qual atuou por cinco anos, ele diz que no momento só pensa em ajudar o Cruzeiro, tanto com futebol quanto com informações. Ele alerta, por exemplo, para o fato da equipe marcar forte e tentar explorar os contra-ataques, exigindo muita atenção dos cruzeirenses.
“O Luxemburgo vem conversando bastante com todos nós. Ele destaca a importância de marcar forte e, quando roubar a bola, ser agressivo. Estamos procurando ser compactos para que tudo saia como a gente quer”, explica Fabiano.
DE VOLTA Se vai com suas terceiras opções para as laterais, o Cruzeiro deverá ter a volta de um de seus titulares do meio-campo. O volante Henrique, recuperado de pancada no dorso do pé direito, participou normalmente do treinamento coletivo realizado ontem à tarde, na Toca da Raposa II, e deve estar à disposição depois de desfalcar a Raposa por duas partidas.
“Foi só o primeiro treinamento e ainda estou em período de evolução. Treinei bem, com poucas dores e espero estar à disposição do Vanderlei no domingo. Não existe atleta profissional sem dor, mas o pensamento é positivo, tenho de ter a cabeça tranquila, com muita confiança, para ajudar a equipe a conquistar um bom resultado”, afirmou o camisa 8.
ESTRELADAS...
APOSTA
Depois de acertar com o armador Caíque ‘Valdívia’, de 22 anos e que estava no ASA-AL, o Cruzeiro está negociando para ter outra promessa do futebol nordestino: Luiz Fernando, de 21 anos, também armador, que se destacou no Campinense-PB. Em ambos os casos, os jogadores vão integrar a equipe júnior que disputa o Brasileiro Sub-20 e cujo regulamento permite a inclusão de três atletas com idade superior.
REUNIÃO
Ao fim do treino de ontem, o técnico Vanderlei Luxemburgo reuniu os jogadores no centro do campo e conversou bastante. Segundo os atletas, foi um papo bom, no qual ele explicou algumas das coisas que gosta durante o trabalho. Tudo foi assistido pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares, que estava no banco de reservas ao lado do ex-goleiro Raul Plassmann, que passa a ser um dos observadores-técnicos do treinador.
1293 visitas - Fonte: Superesportes