André Leibel, gestor do Espírito Santo, com o zagueiro Thiago Martinelli, novo reforço do clube capixaba para a Copa ES (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
O Espírito Santo, depois da conquista do Campeonato Capixaba Série B, de forma invicta, segue dando mostras que está com "bala na agulha" para o restante da temporada. O Santão acertou a contratação do zagueiro Thiago Martinelli, de 35 anos, que disputou o último Paulistão pelo Bragantino. A informação foi confirmada pelo próprio atleta, que está no estado e negociava com outros clubes. O contrato de Thiago Martinelli com o Espírito Santo é válido até o fim da Copinha.
O primeiro desafio do defensor, ex-Vasco da Gama, Cruzeiro e São Caetano, é a disputa da Copa Espírito Santo 2015, competição que preenche o segundo semestre no futebol capixaba. Vestindo pela primeira vez, na carreira profissional, a camisa de um time de sua terra natal, o jogador revela que pretende contribuir para o crescimento, não só de sua equipe, mas do esporte capixaba como um todo.
- Estou feliz porque estou em casa, poder disputar um campeonato aqui no meu estado. Além de jogador, eu sou um torcedor, não só do Espírito Santo, mas do futebol capixaba. Quero ver um time que represente o nosso estado numa competição nacional, porque quando a Desportiva estava disputando eu era muito novo. Eu mesmo nunca fui a um estádio ver um time nosso disputando competições nacionais, então imagine comigo jogando, daqui a um ou dois anos, será muito bom.
O último clube do zagueiro Thiago Martinelli foi o Bragantino, onde disputou o Paulistão 2015 (Foto: Filipe Rodrigues)
Thiago Martinelli da Silva é nascido em 1980 e tem 35 anos. O zagueiro iniciou jogando profissionalmente pelo Paulista, de Jundiaí, em 2000. Depois teve uma passagem marcante pelo São Caetano, entre 2003 e 2007, logo depois se transferindo para o Cruzeiro.
O defensor capixaba ainda jogou no Cerezo Osaka, do Japão, antes de defender o Vasco, em 2009, mesmo ano em que jogou no Vitória-BA. Em 2011, Martinelli voltou ao São Caetano, de onde seguiu para o Audax-SP, em 2012. O último clube do atleta, nascido em Vitória, foi o Bragantino, onde disputou o Paulistão 2015.
No Espírito Santo, Thiago Martinelli jogou apenas nas categorias de base e no futsal, defendendo equipes tradicionais, como Aert, Salesiano, Álvares Cabral e Clube Ítalo Brasileiro. Entre os títulos, Thiago Martinelli foi campeão brasileiro da Série C e da Série A2 do Campeonato Paulista , pelo Paulista em 2001. Logo depois, levantou a taça do Paulistão 2004, com o São Caetano. Em 2008, foi campeão mineiro pelo Cruzeiro e em 2010, conquistou a Copa da Hora pelo Vasco.
Copa Espírito Santo 2015
Com número de participantes menor que em 2014, quando teve 11 times, a Copa ES 2015 terá apenas sete. Com isso, a fórmula de disputa também será diferente. Desta vez, Desportiva, Vitória, Real Noroeste, Linhares, Doze, Espírito Santo FC e Atlético Itapemirim vão rivalizar em uma disputa de pontos corridos, com turno e returno. Os quatro primeiros colocados vão para as semifinais.
Na primeira rodada, o Espírito Santo encara o Vitória-ES, no Estádio Salvador Costa, em Vitória. A Desportiva Ferroviária enfrenta o Linhares, no Engenheiro Araripe, em Cariacica, e o Real Noroeste pega o Atlético Itapemirim, no José Olímpio da Rocha, em Águia Branca. Todas essas partidas acontecem no dia 25 de julho, às 15h. O novato Doze, que disputa a Copinha pela primeira vez, folga na rodada de estreia.