logo

18/6/2015 09:32

Risco de perder Damião

Risco de perder Damião
A ação movida por Leandro Damião para se desvincular do Santos pode significar um desfalque para o Cruzeiro. O jogador conseguiu vitória na primeira audiência no início de junho, e tudo caminha para uma rescisão contratual com o Peixe. Se ele triunfar, o vínculo com o time mineiro cairia automaticamente. Com isso, o atleta ficaria livre para assinar com quem quisesse. Há equipes europeias de olho, o que justificaria o retorno do centroavante Vinícius Araújo e o interesse em Lucas Barrios.

O departamento jurídico do estafe do jogador crê que a situação seja confirmada em curto prazo.“No momento em que for rescindido o contrato (Santos), o vínculo com o Cruzeiro cai também. Se um novo vínculo vai nascer, aí é com o empresário”, analisa Carlos Flores, do escritório jurídico que assessora Damião.

Esse tipo de ação é inédita no futebol brasileiro, pois o cedente (Santos) é que não cumpriu as obrigações salariais e o cessionário (Cruzeiro) arca com os pagamentos em dia, e mesmo assim poderia ser prejudicado. Não há uma resposta na lei que se enquadre na situação que pode ser vivenciada por Damião.

“A maioria dos colegas crê que o contrato de empréstimo é uma cessão de direitos federativos. Se o cedente perde, automaticamente o cessionário perde também. Não está claro na lei. Essa é a minha opinião, interpretação”, completou Flores. “Outro ponto que justifica o rompimento do contrato de empréstimo é que ele teria redução no salário (hoje, ocorre uma divisão dos vencimentos entre Cruzeiro e Santos). Até por essa lógica, cai o vínculo com o Cruzeiro”. A Raposa paga R$ 400 mil, e o Peixe, R$ 250 mil. Porém, o clube paulista não cumpre a sua parte há 11 meses.

O Santos tem possibilidade de recurso no Tribunal Superior do Trabalho e, em último caso, no Supremo Tribunal Federal. O clube já indicou que recorrerá.

EMBALO Depois de vencer as três primeiras partidas sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro tentará o quarto triunfo seguido diante da Chapecoense, domingo, às 11h, no Mineirão, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Se atingir o objetivo, vai quebrar hiato de quase 10 meses – a última vez que fez a “quadra” foi entre agosto e setembro do ano passado. Desde então, o time celeste teve outras duas chances, mas acabou desperdiçando-as.

Agora, porém, a situação é outra. A equipe ganhou moral ao bater Flamengo, Atlético e Vasco e chega muito embalada para pegar os catarinenses, que começaram razoavelmente bem o Nacional, mas caíram de produção, tendo perdido três das últimas quatro partidas.

Para os atletas, o importante é o Cruzeiro manter o que vem fazendo desde a chegada do novo comandante “Nosso objetivo principal é estar no G-4 e temos de continuar lutando por isso. Conseguimos três vitórias importantes, mas o campeonato é longo e precisamos seguir trabalhando. Estamos aproveitando bem a semana para trabalhar e esperamos seguir conquistando bons resultados para estar entre os primeiros”, argumenta o zagueiro Manoel, para quem o grupo celeste assimilou bem as orientações de Luxemburgo. “Agora é manter o ritmo.”

12951 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro